Título
[pt] ANÁLISE DE DESEMPENHO DE MOTORES AERONÁUTICOS COM ALTERAÇÃO DE PROCESSO DE MONTAGEM
Título
[en] PERFORMANCE ANALYSIS OF AERONAUTICAL ENGINES WITH ASSEMBLY PROCEDURE INTERVENTION
Autor
[pt] ALEXANDRE PINTO CANELLAS
Vocabulário
[pt] MOTOR AERONAUTICO
Vocabulário
[pt] BICO INJETOR DE COMBUSTIVEL
Vocabulário
[pt] ANALISE TERMODINAMICA
Vocabulário
[pt] BANCO DE PROVAS
Vocabulário
[pt] CAMARA DE COMBUSTAO
Vocabulário
[en] AERONAUTICAL ENGINE
Vocabulário
[en] FUEL NOZZLE
Vocabulário
[en] THERMODYNAMIC ANALYSIS
Vocabulário
[en] TEST CELL
Vocabulário
[en] COMBUSTION CHAMBER
Resumo
[pt] O mercado de aviação é responsável por uma parcela de transporte de bens e pessoas em escala global. As companhias aéreas, com o objetivo de manter competitividade, preocupam-se em permanência com a redução de custos de manutenção. Este manuscrito descreve uma mudança de um procedimento de montagem durante o processo de reparo de uma turbina aeronáutica, com o objetivo de aumentar sua vida útil. A intervenção em questão trata da redistribuição dos bicos injetores de combustível dentro da câmara de combustão. A nova distribuição tem por objetivo a compensar as diferenças de vazão de combustível no interior do combustor, buscando aumentar a homogeneidade da combustão. Primeiramente é apresentada a formulação clássica da análise termodinâmica dos diferentes módulos que constituem o motor, visando descrever seu rendimento energético. Testes foram conduzidos em bancos de ensaio antes e após a intervenção proposta, seguindo um procedimento descrito pelos fabricantes das turbinas, garantindo a normalização dos resultados para comparação. Os resultados evidenciaram uma redução na temperatura de combustão nos motores afetados pela intervenção, garantindo uma maior vida útil de operação dos motores afetados.
Resumo
[en] The aviation market is responsible for a share of the transportation of goods and people in global scale. Air companies, with the goal of maintaining competitiveness, focus in opportunities of maintenance costs reduction. This manuscript describes an assembly procedure modification, with the objective of increasing its life cycle. The intervention regards the redistribution of fuel nozzles inside the combustion chamber. The new distribution aims to compensate for fuel flow rate discrepancies inside the module, homogenizing the combustion along the chamber. First, a thermodynamic analysis was developed to describe the different modules comprising the engine, seeking to determine their energetic efficiency. Tests were conducted in test cells before and after the proposed intervention following procedures prescribed by the engine s manufacturers, thus ensuring the normalization of the results for comparison purposes. The results showed a decrease in combustion temperatures, which indicate a longer lifespan for the modified engines.
Orientador(es)
LUIS FERNANDO FIGUEIRA DA SILVA
Coorientador(es)
DANIEL DE CARVALHO DOS SANTOS
Catalogação
2021-01-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51226@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51226@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51226
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