Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O OLHAR ATENTO: DESIGN A SERVIÇO DE PESSOAS COM TDAH

Título
[en] THE ATTENTIVE LOOK THE DESIGN IN THE SERVICE OF PEOPLE WITH ADHD

Autor
[pt] LUCIANA CARVALHO LEME DE ALMEIDA

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA

Vocabulário
[pt] INTERDISCIPLINARIDADE

Vocabulário
[pt] INCLUSAO

Vocabulário
[pt] DESIGN EM SITUACAO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] TDAH

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[en] TECHNOLOGY

Vocabulário
[en] INTERDISCIPLINARITY

Vocabulário
[en] INCLUSION

Vocabulário
[en] DESIGN IN SITUATIONS OF TEACHING AND LEARNING

Vocabulário
[en] ADHD

Vocabulário
[en] DESIGN

Resumo
[pt] O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento, de causas genéticas, que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a vida, com sintomas como desatenção e hiperatividade. Apesar de existirem leis que prometem aos alunos com TDAH o acesso a recursos didáticos propícios a seu desenvolvimento, ainda há muito que fazer para garantir a esse público tratamento adequado nos equipamentos de ensino. Já existem ferramentas digitais para facilitar a aprendizagem, mas a pouca informação de professores sobre o assunto é preocupante. O presente estudo tem o objetivo de disponibilizar diretrizes a luz de métodos e técnicas de design, para a construção de ferramenta digital visando auxiliar alunos com TDAH. A presente investigação foi desenvolvida nos moldes de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo em relação ao tratamento dos dados coletados na empiria. A análise e a coleta de dados tiveram por base informações de especialistas, reunidos em amostra intencional, sobre o comportamento e o processo de aprendizagem do aluno com TDAH. Para atingir o objetivo foi feita uma análise do design da interface de aplicativos para TDAH selecionados nas plataformas iOS e Android. Como resultado desse trabalho disponibilizamos o Guia de Análise de Interface para TDAH - GADI-TDAH, que traz as diretrizes de design para a construção de ferramentas digitais voltadas especificamente para alunos com TDAH.

Resumo
[en] Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is a genetic neurodevelopmental disorder that starts as early as childhood and may continue throughout lifetime, with various symptoms such as lack of attention and hyperactivity. Although there are laws that will guarantee ADHD students access to specific educational resources aimed at their development, there is still so much to be done to ensure they receive proper treatment in the educational institutions. Digital tools already exist to facilitate the learning capability, but the lack of information from teachers on the subject worries. This thesis aims to provide guidelines in light of design methods and techniques for the construction of digital tools to assist students with ADHD. This research was developed along the lines of an exploratory research of qualitative nature in relation to the treatment of data collected in empiricism. The analysis and data collection were based on expert information, gathered in an intentional sample, on the behavior and learning process of the student with ADHD. To achieve the goal, an analysis of the design of the selected ADHD application interface on iOS and Android platforms was made. As a result of this work we have made available the ADHD Interface Analysis Guide - GADI-ADHD, which provides design guidelines for building digital tools specifically designed for students with ADHD.

Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Coorientador(es)
CRISTINA PORTUGAL

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
MARCELO FERNANDES PEREIRA

Banca
ALEXANDRE SANTOS DE OLIVEIRA

Catalogação
2020-12-18

Apresentação
2020-02-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50928@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50928@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50928


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF