Título
[pt] AS TEIAS NARRATIVAS DE ROGER MELLO E SUAS EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS EM UMA ESCRITA PARA CRIANÇAS NO CONTEMPORÂNEO
Título
[en] NARRATIVE WEBS AND AESTHETIC EXPERIMENTATION IN ROGER MELLO S CONTEMPORARY CHILDREN S WRITING
Autor
[pt] LUCIANA BORGES CONTI TAVARES
Vocabulário
[pt] INFANCIA
Vocabulário
[pt] ROGER MELLO
Vocabulário
[pt] LIVRO ILUSTRADO
Vocabulário
[pt] LITERATURA INFANTIL
Vocabulário
[pt] CONTEMPORANEO
Vocabulário
[en] CHILDHOOD
Vocabulário
[en] ROGER MELLO
Vocabulário
[en] CHILDREN S LITERATURE
Vocabulário
[en] CONTEMPORARY
Resumo
[pt] Investiga-se, nessa dissertação, a escrita textual e imagética do autor e ilustrador Roger Mello, em busca de identificar e discutir as experimentações estéticas que mantêm vivos, em sua literatura, a palavra com sentido ampliado, a imagem que sugere novos olhares e o borramento das fronteiras entre o real e o imaginário e os tempos passado e presente. Para isso, foram selecionados cinco de seus mais de 100 livros publicados: Todo cuidado é pouco (1999), Meninos do Mangue (2001), Zubair e os labirintos (2007), Contradança (2011) e João por um fio (2012). Eles respondem, por amostragem, à pergunta que motivou essa pesquisa: como a literatura de Roger Mello amplia a experiência dos leitores com a linguagem verbo-visual, sugerindo novos afetos para crianças e jovens? Pela análise dos livros-ilustrados de Roger Mello realizada por essa dissertação, percebe-se que as artimanhas estéticas do autor tensionam a linguagem na busca de novas formas de narrar. Formas que deem conta, no contemporâneo, das múltiplas infâncias tratadas na obra do autor. Uma busca que aproxima as narrativas de Roger Mello do território da infância, um lugar movente em que as coisas do mundo não têm lugares e sentidos fixos, tampouco, uma temporalidade linear.
Resumo
[en] This dissertation investigates the textual and imagistic writing of Brazilian author and illustrator Roger Mello. The work attempts to identify and discuss the forms of aesthetic experimentation which, in Mello s literature, capitalize on the slippery, ever-shifting meanings of words and images. It also examines how Mello s production blurs the boundaries between real and imaginary, past and present. To achieve such goals, the study turns to five of the author s more than 100 published works: Todo cuidado é pouco (You Can t Be Too Careful ) (1999), Meninos do Mangue (Mangrove Children) (2001), Zubair e os labirintos (Zubair and the Labyrinths) (2007), Contradança (Counter-dance) (2011) and João por um fio (João by a Thread) (2012). The corpus provides answers to the overarching question guiding this study, namely, how does Roger Mello s literature magnify readers experiences with verbal-visual language, suggesting new affects for children and young people? The analysis reveals that the author, in his search for contemporary forms of storytelling with which to narrate a range of different childhoods, artfully instills tension into language itself. The dissertation looks into the relationship between Roger Mello s narratives and the unsteady terrain of childhood, where things of the world are freed from rigid spatial, temporal and definitional meanings.
Orientador(es)
ROSANA KOHL BINES
Banca
ROSANA KOHL BINES
Banca
BEATRIZ DOS SANTOS DAMASCENO
Banca
LUIZA FERREIRA DE SOUZA LEITE
Catalogação
2020-12-10
Apresentação
2020-05-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50730@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50730@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50730
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF