Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DA EXUMAÇÃO DOS FANTASMAS COLONIAIS OU O OLHAR SOBRE UMA IDENTIDADE CULTURAL PORTUGUESA A PARTIR DA OBRA CINEMATOGRÁFICA DE PEDRO COSTA

Título
[en] THE EXHUMATION OF COLONIAL GHOSTS OR THE GAZE UPON A PORTUGUESE CULTURAL IDENTITY IN THE CINEMATOGRAPHIC WORK OF PEDRO COSTA

Autor
[pt] THIAGO FONSECA ORTMAN

Vocabulário
[pt] COLONIALIDADE

Vocabulário
[pt] IMIGRACAO CABOVERDIANA EM PORTUGAL

Vocabulário
[pt] CINEMA E POLITICA

Vocabulário
[pt] PEDRO COSTA

Vocabulário
[pt] CINEMA PORTUGUES

Vocabulário
[en] COLONIALITY

Vocabulário
[en] CAPE VERDEAN IMMIGRATION IN PORTUGAL

Vocabulário
[en] CINEMA AND POLITICS

Vocabulário
[en] PEDRO COSTA

Vocabulário
[en] PORTUGUESE CINEMA

Resumo
[pt] A presente dissertação tem como objetivo realizar uma leitura estético-política da obra do diretor português Pedro Costa. Orientada pelas narrativas, pela mise-enscène e pelos modos de produção do cinema do realizador, ela pretende discorrer e tensionar questões acerca da colonialidade que perpassa Portugal e o continente europeu no século XXI. A partir desta obra que é enfocada nas Fontainhas, bairro lisboeta de emigrados cabo-verdianos que foi demolido pelo estado português, objetiva-se compreender o trabalho estético e político de dois filmes acompanharam este processo: No quarto da Vanda (2000) e Juventude em marcha (2006), além da realização posterior à demolição das Fontainhas: Cavalo Dinheiro (2014). Filmes que apontam para as fantasmagorias dos processos coloniais, buscando assim, trazer as suas personagens como agentes centrais dos procedimentos de fabulação do real de tais apontamentos.

Resumo
[en] This dissertation aims to carry out an aesthetic-political reading of Portuguese film director Pedro Costa s work. Guided by the filmmaker s narratives, mise-enscène, and cinematic production style, the intention is to reflect on and stress questions related to coloniality that have penetrated Portugal and the European continent in the 21st century. With a body of work focussed on Fontainhas, a Lisbon neighborhood of Cape Verdean immigrants demolished by the Portuguese state, this study aims to understand the aesthetic and political work of two films that accompanied this process: In Vanda s Room (2000) and Colossal Youth (2006), in addition to the film completed after the demolition of Fontainhas: Horse Money (2014). These films point out the phantasmagorias of the colonial processes, seeking, as a result, to bring forth the characters as central agents in the fabling process of the real events noted.

Orientador(es)
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO

Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO

Banca
MICHELLE CUNHA SALES

Catalogação
2020-12-07

Apresentação
2020-09-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50663@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50663@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50663


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF