Título
[en] BRAZILIAN IDENTITIES IN SAMBA-EXALTAÇÃO: A CULTURAL CONTRIBUTION FOR THE TEACHING OF PORTUGUESE AS A SECOND LANGUAGE
Título
[pt] IDENTIDADES BRASILEIRAS NO SAMBA-EXALTAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO CULTURAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS
Autor
[pt] DEISE DULCE BARRETO DE LEMOS
Vocabulário
[pt] CULTURA
Vocabulário
[pt] PORTUGUES COMO SEGUNDA LINGUA PARA ESTRANGEIROS PL2E
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE
Vocabulário
[pt] CARNAVAL
Vocabulário
[pt] SAMBA
Vocabulário
[en] CULTURE
Vocabulário
[en] PORTUGUESE AS A SECOND LANGUAGE FOR FOREIGNERS PL2E
Vocabulário
[en] IDENTITY
Vocabulário
[en] CARNIVAL
Vocabulário
[en] SAMBA
Resumo
[pt] O presente estudo teve como objetivo observar as identidades dos sujeitos presentes nos sambas de exaltação, um gênero musical de forte representatividade para os brasileiros que fazem parte do carnaval como contexto cultural. Defendemos que a leitura deste gênero textual pode ser uma ferramenta para conhecer as subjetividades do brasileiro deste contexto, compreendendo também sua relação com o carnaval protagonizado pelas escolas de samba e as razões que o levam a fazer parte desse grupo social. Realizamos uma análise qualitativa, de cunho exploratório, em dois sambas-exaltação de duas escolas de samba: uma da cidade do Rio de Janeiro e uma de São Paulo. Os resultados provam o potencial do gênero musical para o ensino de Português como Segunda Língua para Estrangeiros, razão pela qual propomos que seja uma nova ferramenta de trabalho ao docente.
Resumo
[en] This study was designed to observe the identities of subjects who are part of samba-exaltação, a musical genre that is deeply representative of Brazilian carnival. We argue that reading the lyrics of this musical genre can be a tool to understand the subjectivities of Brazilians in this context and their reasons for participating in this social group. In addition, becoming familiar with these texts helps students understand their relation to carnival as it is performed by samba schools. We conducted qualitative and exploratory analysis with two sambas-exaltação that represent two schools: one from Rio de Janeiro and one from São Paulo. The results prove the potential of this textual genre to teach Portuguese as a Second Language, offering a new work tool to teachers.
Catalogação
2020-12-01
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50533@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50533@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.50533
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF