Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DA COREORASURA À ESCRITA-FRICÇÃO: PICHAÇÃO, DISPARO, TEXTO, RESISTÊNCIA

Título
[en] FROM CHOREODISRUPTION TO FRICTION-WRITING: TEXTUAL SPRAYPAINTINGS, DISCHARGE, WRITING, RESISTANCE

Autor
[pt] MATHEUS MARQUES DA CUNHA CARVALHO

Vocabulário
[pt] CIDADE

Vocabulário
[pt] AUTOFICCAO

Vocabulário
[pt] ESCRITA FRICCAO

Vocabulário
[pt] COREOPOLITICA

Vocabulário
[pt] GRAFITE

Vocabulário
[en] CITY

Vocabulário
[en] SELF FICTION

Vocabulário
[en] FRICTION WRITING

Vocabulário
[en] COREOPOLITICS

Vocabulário
[en] GRAFFITI

Resumo
[pt] Pichações textuais (cujos conteúdos são frases, palavras de ordem, etc., em diferença, neste recorte, às taggeadas) aparecem em diferentes pontos dos espaços urbanos. Esta prática, oficialmente delituosa, agrupa em seu gesto de feitura e, muitas vezes, em seu conteúdo literal resistências a um sistema de poder opressor e silenciador. Para além do gesto de pichar, a pichação em si representa, na leitura deste trabalho, o vestígio da ação performática de corpos em dissenso a uma ordenação política e social estabelecida. Nesta dissertação, as pichações textuais são lidas como coreorasuras (LEPECKI, 2012), e atuam como fagulhas para o desenvolvimento de um pensamento sobre narrativas que partem de um sujeito e são lançadas para fora de si. Assim, surge a proposição do texto como escrita-fricção: proposições literárias de si nas quais figuram um forte atrito (HALLIDAY; RESNIK, 2012) entre autor e texto, e entre corpo do autor e sistema de poder.

Resumo
[en] Textual spraypaintings (in which content are made of phrases, words of demand, etc, in opposition, at this work, to the tagged ones) appear at different spots of urban spaces. That practice, officially declared as crime, agroup in its gesture of occurance and, mostly, in its literal content, resistances to an opressive and silencing power system. Furthermore the gesture of deface the city, to spraypaint it, the spraypainting itself, at the city walls, represents, at this work s vision, the trace of a performing act executed by dissonant bodies before a social and political established ordenation. At this dissertation, textual spraypaintings are read as choreodisruptions (LEPECKI, 2012), and act as sparks to the development of a thought about narratives that start from a self-subject and then are thrown out of that centered self. Therefore, comes up the proposition of the text as a friction-writing: self-fiction alike literary proposals in which figures a high friction between the author and the literary text, and between the author s body and the power system.

Orientador(es)
FREDERICO OLIVEIRA COELHO

Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO

Banca
LUIZA FERREIRA DE SOUZA LEITE

Banca
HELENA FRANCO MARTINS

Catalogação
2020-10-30

Apresentação
2020-06-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50117@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50117@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50117


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF