Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] IRRATIONAL NUMBERS AND THE TEACHING AND LEARNING PROCESS IN ENSINO FUNDAMENTAL: THE LATTER YEARS - A CHALLENGE FOR TEACHERS

Título
[pt] OS NÚMEROS IRRACIONAIS E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANOS FINAIS-UM DESAFIO AO PROFESSOR

Autor
[pt] ANTONIO FABIO SERAFIM

Vocabulário
[pt] LIVROS DIDATICOS

Vocabulário
[pt] ORIGEM DOS NUMEROS

Vocabulário
[pt] ENSINO FUNDAMENTAL-ANOS FINAIS

Vocabulário
[pt] NUMEROS IRRACIONAIS

Vocabulário
[en] TEACHING BOOKS

Vocabulário
[en] ORIGIN OF NUMBERS

Vocabulário
[en] ELEMENTARY EDUCATION-FINAL YEARS

Vocabulário
[en] IRRATIONAL NUMBERS

Resumo
[pt] Este trabalho disserta sobre o ensino dos números irracionais no Ensino Fundamental – Anos Finais, com o objetivo de discutir as dificuldades que os alunos apresentam em entender a ideia de um número irracional e as formas pelas quais o conteúdo lhes é apresentado. Inicialmente, apresentaremos um breve histórico sobre a origem dos números e os principais sistemas de numeração, realizando uma contextualização histórica dos números irracionais. Falaremos do ensino destes, destacando a abordagem que alguns livros fazem deste conteúdo. Apresentaremos uma pesquisa realizada no Google Forms, com 90 professores que trabalham no Ensino Fundamental, a fim de conhecer as formas pelas quais eles ensinam os números irracionais aos seus alunos. Concluindo o trabalho, demonstraremos formas de trabalhar os números irracionais usando o GeoGebra, calculadora e jogos matemáticos.

Resumo
[en] This paper discusses the teaching process of the irrational numbers in the Elementary Education – Final Years with the objective of reflecting on the difficulties students have in understanding the idea of an irrational number, and the ways by which the content is presented to students. Initially, we introduce a brief history of the origin of numbers and the main numbering systems, making a historical contextualization of the irrational numbers. By talking about the teaching of the irrational numbers, we highlight the ways by which some books present this content. We present a survey conducted on Google Forms, with 90 teachers who work in the Elementary School, in order to know the ways they teach the irrational numbers to their students. Concluding, we propose ways to work with the irrational numbers using the GeoGebra, calculator and mathematical games.

Orientador(es)
RENATA MARTINS DA ROSA

Banca
RENATA MARTINS DA ROSA

Banca
CHRISTINE SERTA COSTA

Banca
EMILIA CAROLINA SANTANA TEIXEIRA ALVES

Banca
JOSÉ VICTOR GOULART NASCIMENTO

Catalogação
2020-10-13

Apresentação
2020-09-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49926@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49926@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49926


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF