Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DISPLACEMENT POETICS: ARTISTIC PRACTICES ON THE EVERYDAY BODY

Título
[pt] POÉTICA DE DESLOCAMENTO: PRÁTICAS ARTÍSTICAS NO CORPO COTIDIANO

Autor
[pt] LUCAS VIEIRA DEMPS JORGE RIBEIRO

Vocabulário
[pt] SUBJETIVIDADE

Vocabulário
[pt] PRATICAS ARTISTICAS CONTEMPORANEAS

Vocabulário
[pt] ESTETICA

Vocabulário
[pt] CORPO

Vocabulário
[en] SUBJECTIVITY

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY ARTISTIC PRACTICES

Vocabulário
[en] AESTHETICS

Vocabulário
[en] BODY

Resumo
[pt] A pesquisa investiga, através de uma abordagem teórico-prática, a relação entre a dimensão estética da experiência sensível humana e o fenômeno de produção de subjetividades – dialogando com o campo de pensamento sobre estética –, analisando uma possibilidade, oferecida pela operações das práticas artísticas contemporâneas, de flexibilização, ou mesmo de ruptura, dos regimes de visibilidade e das materialidades que configuram a realidade compartilhada do homem. Um grupo de práticas artísticas realizadas por mim ao longo da pesquisa é tomado como referência, juntamente a trabalhos de artistas como Marina Abramovic e Ulay, Chris Burden, Orlan, Stelarc e Tehching Hsieh, cuja poética consiste essencialmente no entrelaçamento de processos cotidianos e práticas artísticas; uma poética de deslocamento. Entende-se que através dessa produção estética é possível contemplar estratégias do corpo (do sujeito) análogas, em termos específicos, a uma ideia de processos de subjetivação que permitam ao sujeito a experiência de um deslocamento de si sobre si, uma problematização da constituição de sua própria subjetividade. Assim, procura-se entender sobre como a estética pode configurar modos de existência para os sujeitos, delimitando a maneira como estes operam no mundo através de suas manifestações, e questionar qual a possibilidade de reconfigurar tais operações através da intenção formativa estética das artes visuais e plásticas contemporâneas.

Resumo
[en] The research investigates, through a theoretical and practical approach, the relationship between the aesthetic dimension of the human sensible experience and the phenomenon of production of subjectivities – in a dialog with the field of thought on aesthetics –, analysing a possibility, offered by the experimentation in contemporary artistic practices, of flexibilization, or even rupture, with the visibility and materiality regimes that configurate man s shared reality. A set of artistic practices I conducted throughtout the research is taken as reference, including works from artists such as Marina Abramovic and Ulay, Chris Burden, Orlan, Stelarc and Tehching Hsieh, whose poetics consist essentially on the intertwining of daily processes and artistic practices; a displacement poetics. It is understood that through this aesthetic production it is possible to contemplate strategies of the (subject s) body analogous, in specific terms, to an idea of processes of subjectivation that allow the subject to have an experience of displacement of self onto itself, a problematization of the very process of constitution of a subjectivity. This way, an understanding of the means through which aesthetics may configurate the subject s mode of existence is intended, delimitating the way they operate in the world through its manifestations, as is the questioning of the possibility of reconfiguration of such operations through the aesthetic formative intention of contemporary visual and plastic arts.

Orientador(es)
DENISE BERRUEZO PORTINARI

Coorientador(es)
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA

Banca
MICHEL NUNES LOPES MASSON

Banca
DENISE BERRUEZO PORTINARI

Banca
CARLOS GUILHERME MACE ALTMAYER

Banca
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA

Banca
ARTURO DANIEL CHICANO JIMENEZ

Catalogação
2020-09-28

Apresentação
2020-04-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49641@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49641@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49641


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF