Título
[pt] A EXPRESSÃO ZERO ELEVADO A ZERO
Título
[en] THE EXPRESSION ZERO TO THE POWER OF ZERO
Autor
[pt] CARLOS JOSE AMORIM DA SILVA
Vocabulário
[pt] ZERO ELEVADO A ZERO
Vocabulário
[pt] POTENCIACAO
Vocabulário
[en] ZERO TO THE POWER OF ZERO
Vocabulário
[en] POTENTIATION
Resumo
[pt] Este trabalho é um estudo sobre a controvérsia que circunda a expressão zero elevado a zero. Como o objetivo de contextualizar o foco principal do trabalho é apresentado um percurso histórico sobre as questões que sustentam a referida controvérsia desde o século XVIII com Leonhard Euler até a atualidade. O texto contém análises exemplificadas em contextos diversos sobre a expressão e apresenta diferentes métodos para a operação potenciação que está estritamente relacionada ao conflito exposto. Também exibe soluções diversas obtidas para o valor da expressão 0 (0) por softwares matemáticos e expõe possíveis métodos de abordagens teóricas que sustentam as soluções que caracterizam a controvérsia. Ao final, é realizada uma análise de como alguns livros didáticos brasileiros abordam a referida expressão. O objetivo deste estudo e das reflexões contidas neste trabalho é permitir aos leitores, estudantes e professores, constatarem que a matemática é rica em detalhes e que o valor de uma simples operação aritmética pode não ter resposta única caso o contexto não esteja bem definido.
Resumo
[en] This work is a study on the controversy surrounding the expression zero raised to zero. As the objective of contextualizing the main focus of the work is presented a historical journey on the issues that support this controversy since the eighteenth century with Leonhard Euler until today. The text contains analyzes exemplified in different contexts about expression and presents different methods for the potentiation operation that is strictly related to the exposed conflict. It also shows various solutions obtained for the value of the expression 0 (0) by mathematical software and exposes possible methods of theoretical approaches that support the solutions that characterize the controversy. At the end, an analysis is made of how some Brazilian textbooks approach this expression. The objective of this study and the reflections contained in this work is to allow readers, students and teachers, to see that mathematics is rich in details and that the value of a simple arithmetic operation may not have a single answer if the context is not well defined.
Orientador(es)
CHRISTINE SERTA COSTA
Banca
SINESIO PESCO
Banca
HUMBERTO JOSE BORTOLOSSI
Banca
RENATA MARTINS DA ROSA
Banca
CHRISTINE SERTA COSTA
Catalogação
2020-09-25
Apresentação
2020-08-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49613@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49613@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49613
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF