Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ALOCAÇÃO DE RECURSOS ONLINE DA PERSPECTIVA DE ANUNCIANTES

Título
[en] ONLINE ADVERTISER-CENTRIC BUDGET ALLOCATION

Autor
[pt] EDUARDO CESAR NOGUEIRA COUTINHO

Vocabulário
[pt] OTIMIZACAO ONLINE

Vocabulário
[pt] ANUNCIO EM DISPLAY

Vocabulário
[pt] PROJETO E ANALISE DE ALGORITMO

Vocabulário
[pt] TEORIA DA COMPUTACAO

Vocabulário
[en] ONLINE OPTIMIZATION

Vocabulário
[en] DISPLAY ADVERTISEMEN

Vocabulário
[en] DESIGN AND ANALYSIS OF ALGORITHM

Vocabulário
[en] THEORY OF COMPUTATION

Resumo
[pt] Nesse trabalho, propomos o problema AdInvest, que modela o processo decisiório de alocação de investimento em marketing digital do ponto de vista do anunciante. Para o problema proposto, definimos um algoritmo chamado balGreedy, e provamos suas garantias para instâncias determísticas e estocásticas do AdInvest. Os teoremas provados garantem ao nosso algoritmo resultados de pior caso relativamente próximos ao OPT, em diversos tipos de instâncias levantadas ao decorrer do trabalho. Em especial, focamos nas instâncias que modelam o efeito de saturação das audiências, que se faz presente na dinâmica de anúncios online. Como mostrado nos experimentos computacionais, o algoritmo balGreedy se mostrou consistentemente eficiente em comparação com as políticas alternativas adotadas, tanto nas instâncias que foram geradas por simulação, quanto em instâncias reais obtidas a partir de dados de um anunciante do Facebook Ads.

Resumo
[en] In this work, we propose the problem AdInvest, which models the decision-making process for allocating investment in digital marketing from the advertiser perspective. For the proposed problem, we define an algorithm called balGreedy, and we prove its guarantees in deterministic and stochastic instances of the AdInvest. The proven theorems assure to our algorithm worst-case results relatively close to OPT, in several types of instances raised during the work. In particular, we focus on the instances that model the audience saturation effect, which is present in the dynamics of online advertisements. As shown in the computational experiments, the balGreedy algorithm had been consistently efficient compared to the alternative policies adopted, both in the instances generated by simulation and in real instances built from the data of a certain Facebook Ads advertiser.

Orientador(es)
MARCO SERPA MOLINARO

Banca
MARCO SERPA MOLINARO

Banca
MARCUS VINICIUS SOLEDADE POGGI DE ARAGAO

Banca
EDUARDO SANY LABER

Catalogação
2020-08-18

Apresentação
2020-07-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49083@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49083@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49083


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