Título
[pt] O PENSAR E O AGIR DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS A PARTIR DAS FISSURAS E BRECHAS DECOLONIAIS: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM FOCO NA PÓS-GRADUAÇÃO
Título
[en] THINKING AND ACTING OF SCHOLARS IN THE DECOLONIAL RIFTS AND WEDGES: ETHNIC-RACIAL RELATIONS ON SCOPE IN GRADUATE PROGRAMS
Autor
[pt] CLEA MARIA DA SILVA FERREIRA
Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR
Vocabulário
[pt] BRECHAS DECOLONIAIS
Vocabulário
[pt] GIRO DECOLONIAL
Vocabulário
[pt] DOCENCIA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INTERCULTURAL
Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION
Vocabulário
[en] DE-COLONIAL WEDGE
Vocabulário
[en] DE-COLONIAL TURN
Vocabulário
[en] TEACHING
Vocabulário
[en] INTERCULTURAL EDUCATION
Resumo
[pt] Esta tese tem como objetivo compreender como os docentes universitários concebem, constroem e assumem nas suas atividades acadêmicas uma práxis centrada na perspectiva decolonial e intercultural, efetivando o giro epistêmico demandado pela ruptura da universidade na qual atuam com os paradigmas
epistemológicos tradicionais. Ela é o resultado da pesquisa que se desenvolveu olhando para a implementação do Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), cuja proposta focaliza as relações étnico-raciais. Trata-se de um programa de Pós-graduação concebido a partir de um paradigma institucional e epistemológico que se propõe contra-hegemônico e intenta engendrar processos de reconfiguração do consolidado modelo universitário brasileiro. O problema central se constituiu na seguinte questão: Quais
possibilidades e desafios são colocados para os saberes e práticas de docentes universitários a partir da adoção de uma perspectiva decolonial e intercultural focalizada nas relações étnico-raciais? A pesquisa é de cunho qualitativo e se vale do estudo de caso como matéria empírica. Levando em conta as suas premissas e contexto, se sustentou em três eixos teóricos, a saber: (i) a abordagem decolonial: decolonialidade, interculturalidade e educação intercultural, se referenciando nos trabalhos desenvolvidos por Candau (2000, 2003, 2016), Walsh (2009, 2013, 2016), Mato (2016), Castro-Gómez (2005), Mignolo (2017), Grosfoguel, (2008), Quijano (2000), Maldonado-Torres (2006), Castro-Gómez e Grosfoguel (2007); (ii) relações étnico-raciais e educação, pautando-se prioritariamente em Cavalleiro (2000), Rosemberg (1998, 2003), Gomes (2000, 2001, 2017), Spivak (2010), Hasenbalg e Silva (1998 e 1999) e Carvalho (2005) e; (iii) pedagogia e práxis decolonial, fundamentado em Maldonado-Torres (2007), Castro-Gómez e
Grosfoguel (2007), Walsh (2009, 2010), Freire (2005), Mignolo (2005, 2008). Os resultados apontaram que, embora os docentes invistam esforços na promoção de mudanças e avanços em relação às suas práticas e aos saberes que circulam no espaço acadêmico, ainda existem barreiras - sobretudo nos cursos de pósgraduação - para o rompimento com o consolidado modelo universitário, que ainda vivencia desafios para se configurar efetivamente como espaço contra hegemônico.
Resumo
[en] This dissertation aims at understanding how university scholars conceive, build, and engage in decolonial and intercultural perspectives in their academic praxis, while performing the epistemic turn demanded to disrupt with outdated academic paradigms. The present work is the result of a research developed throughout the implementation of a Professional Master Program in Education and Ethnic-Racial Relations (PPGER) at the Federal University of South Bahia (UFSB). PPGER Graduate Program has been conceived based on counterhegemonic perspectives and intents to engender process of reconfiguration of the
current Brazilian university model. The core question is formulated as follows: which challenges and possibilities are posed to scholarly practices and knowledges through decolonial and intercultural perspectives while focused in ethnic-racial relations? The qualitative method of this research relies on a case study, its empirical matter. While taking into account its premise and context, it structured itself in three theoretical axes: (i) decolonial approaches; decoloniality, interculturality and intercultural education - using as references works by Candau (2000, 2003, 2016), Walsh (2009, 2013, 2016), Mato (2016), Castro-Gómez (2005), Mignolo (2017), Grosfoguel, (2008), Quijano (2000), Maldonado-Torres (2006), Castro-Gómez and Grosfoguel (2007); and (ii) Education and Ethnic-Racial Relations, primarily led by studies by Cavalleiro (2000), Rosemberg (1998, 2003), Gomes (2000, 2001, 2017), Spivak (2010), Hasenbalg and Silva (1998/1999) and Carvalho (2005) and; (iii) decolonial pedagogy and praxis, based on Maldonado-Torres (2007), Castro-Gómez e Grosfoguel (2007), Walsh (2009, 2010), Freire (2005), Mignolo (2005, 2008). Results indicate that, despite efforts by scholars to promote changes and advances towards practices and knowledges within academic environments, there still remain barriers – specially in Grad
Programs – that keep the university model from effectively becoming a counterhegemonic space.
Orientador(es)
VERA MARIA FERRAO CANDAU
Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU
Banca
LUIZ FERNANDES DE OLIVEIRA
Banca
ANDREIA CLAPP SALVADOR
Banca
CLAUDIA MIRANDA
Catalogação
2020-05-29
Apresentação
2020-02-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48368@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48368@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48368
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF