Título
[pt] BANCOS DIGITAIS, ALTERNATIVAS DE OFERTA DE CRÉDITO PARA A CLASSE C?
Título
[en] DIGITAL BANKS, ALTERNATIVES OF CREDIT TO LOWER MIDDLE CLASS?
Autor
[pt] FABRICIO DOS SANTOS VIEIRA
Vocabulário
[pt] INSTITUICAO FINANCEIRA
Vocabulário
[pt] BANCO DIGITAL
Vocabulário
[pt] PRODUTO DE CREDITO
Vocabulário
[pt] CLASSE C
Vocabulário
[en] FINANCIAL INSTITUTION
Vocabulário
[en] DIGITAL BANKS
Vocabulário
[en] CREDIT PRODUCTS
Vocabulário
[en] CLASS C
Resumo
[pt] O trabalho busca estabelecer um comparativo entre os produtos de crédito ofertados à classe C pelos bancos digitais e pelos bancos tradicionais, objetivando concluir se aqueles podem representar uma alternativa mais atraente para tais consumidores. A pesquisa se desenvolveu através da análise dos quatro principais produtos de crédito existentes no mercado, perfazendo uma confrontação entre as taxas oferecidas por 4 bancos tradicionais, os quais representam 77 por cento do mercado, e 3 bancos digitais. A primeira constatação feita foi que os bancos tradicionais apresentam um portfólio de produtos de crédito mais extenso, enquanto os bancos digitais deixam de oferecer ao mercado alguns produtos. Quanto às taxas, constatou-se que os bancos digitais possuem percentuais significativamente menores, com a ressalva de que não se trata de regra absoluta, visto que também foram encontradas taxas mais altas do que aquelas oferecidas pelos bancos tradicionais. Os resultados, portanto, demonstraram que os bancos digitais podem ser considerados uma alternativa vantajosa para a Classe C, ainda que, no momento, essa não seja a realidade para todas as instituições dessa natureza.
Resumo
[en] The research is an analysis that includes credit products offered to the lower middle class and whether digital banks are an alternative to traditional banks. The study was made based on four credit products available in the market. Both alternative and traditional banks were included in the research, and a comparison between the products was made, based on the interest rates offered by each institution. Based on the analysis, it was possible to conclude that currently digital banks do not have the same products offered by traditional banks. In addition, digital banks are offering the best rates compared to traditional banks. The results of this study provides opportunity for more people to get to know these new digital banks and to seek better rates from their traditional institutions.
Orientador(es)
FERNANDO CARLOS RODRIGUES CORTEZI
Catalogação
2020-04-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47409@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47409@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47409
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