Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] COLONIALIDADADE DO SABER NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: RESISTÊNCIA OU REPRODUÇÃO DO EUROCENTRISMO?

Título
[en] COLONIALITY OF KNOWLEDGE IN BASIC EDUCATION: RESISTANCE OR REPRODUCTION OF EUROCENTRISM?

Autor
[pt] DINA MARIA MARTINS FERREIRA

Autor
[pt] JULIANNE RODRIGUES PITA

Vocabulário
[pt] LITERATURA

Vocabulário
[pt] REPRODUCAO OU RESISTENCIA

Vocabulário
[pt] COLONIALIDADE DO SABER E DO PODER

Vocabulário
[pt] ENSINO

Vocabulário
[en] LITERATURE

Vocabulário
[en] REPRODUCTION OR RESISTANCE

Vocabulário
[en] COLONIALITY OF KNOWLEDGE AND POWER

Vocabulário
[en] TEACHING

Resumo
[pt] Este trabalho busca problematizar o ensino de literatura na Educação Básica brasileira. Levantam-se conceitos de colonialidade do saber e de colonialidade do poder para explicar como o eurocentrismo ainda se faz presente no discurso da Escola Brasileira, aventando sobre a possibilidade de resistência ou não ao colonizador. Trata-se de uma pesquisa que dialoga com teóricos do ensino e do pensamento descolonial.

Resumo
[en] This paper seeks to problematize the teaching of literature in the Brazilian Basic Education system. Concepts of coloniality of knowledge and coloniality of power are foregrounded to explain how Eurocentrism is still present Brazilian School discourses, regarding the possibility of resistance to colonizers or not. As such, this investigation engages with education theorists and decolonial thinking.

Catalogação
2020-01-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46645@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46645@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.46645


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF