Título
[pt] COLONIALIDADADE DO SABER NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: RESISTÊNCIA OU REPRODUÇÃO DO EUROCENTRISMO?
Título
[en] COLONIALITY OF KNOWLEDGE IN BASIC EDUCATION: RESISTANCE OR REPRODUCTION OF EUROCENTRISM?
Autor
[pt] DINA MARIA MARTINS FERREIRA
Autor
[pt] JULIANNE RODRIGUES PITA
Vocabulário
[pt] LITERATURA
Vocabulário
[pt] REPRODUCAO OU RESISTENCIA
Vocabulário
[pt] COLONIALIDADE DO SABER E DO PODER
Vocabulário
[pt] ENSINO
Vocabulário
[en] LITERATURE
Vocabulário
[en] REPRODUCTION OR RESISTANCE
Vocabulário
[en] COLONIALITY OF KNOWLEDGE AND POWER
Vocabulário
[en] TEACHING
Resumo
[pt] Este trabalho busca problematizar o ensino de literatura na Educação Básica brasileira. Levantam-se conceitos de colonialidade do saber e de colonialidade do poder para explicar como o eurocentrismo ainda se faz presente no discurso da Escola Brasileira, aventando sobre a possibilidade de resistência ou não ao colonizador. Trata-se de uma pesquisa que dialoga com teóricos do ensino e do pensamento descolonial.
Resumo
[en] This paper seeks to problematize the teaching of literature in the Brazilian Basic Education system. Concepts of coloniality of knowledge and coloniality of power are foregrounded to explain how Eurocentrism is still present Brazilian School discourses, regarding the possibility of resistance to colonizers or not. As such, this investigation engages with education theorists and decolonial thinking.
Catalogação
2020-01-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46645@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46645@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.46645
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF