Título
[pt] A LINGUAGEM COMO CONSTRUÇÃO X DESCONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DIVERSAS: MULTI/INTERCULTURALIDADE ESCOLAR
Título
[en] THE LANGUAGE AS CONSTRUCTION X DECONSTRUCTION OF VARIOUS IDENTITIES: MULTI/SCHOOL INTERCULTURALITY
Autor
[pt] LILIA ODETE NANTES DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] FRONTEIRA
Vocabulário
[pt] MULTI INTERCULTURALIDADE
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE
Vocabulário
[en] BOUNDARY
Vocabulário
[en] MULTI INTERCULTURALITY
Vocabulário
[en] IDENTITY
Resumo
[pt] O objetivo deste estudo é entender como a multi/interculturalidade influencia no processo de construção da identidade dos estudantes das cidades fronteiriças. Uma das maiores especificidades que marca esse contato são as línguas faladas no local: a língua portuguesa, a castelhana, a guarani e a mistura das três, formando assim um dialeto joporá, que se caracteriza como pressuposto para a (re)criação cultural e identitária.
Resumo
[en] This study aims at understanding how multi/interculturality influences the process of identity building for students of frontier cities. One of the greatest specificities of this contact is the languages spoken: Portuguese, Castilian, Guarani and the mixture of the three, forming a joporá dialect, which is characterized as an assumption for the (re)creation of both culture and identity.
Catalogação
2019-12-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46290@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46290@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.DigRev.46290
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF