Título
[en] OOYINBO: VIEWS FROM A CONTINENT
Título
[pt] OOYINBO: VISÕES DE UM CONTINENTE
Autor
[pt] ANTONIA COSTA DE THUIN
Vocabulário
[pt] LITERATURA
Vocabulário
[pt] BOTSUANA
Vocabulário
[pt] NIGERIA
Vocabulário
[pt] SENEGAL
Vocabulário
[pt] ARTE VISUAL
Vocabulário
[pt] AFRICA DO SUL
Vocabulário
[pt] CONTEMPORANEO
Vocabulário
[pt] AFRICA
Vocabulário
[pt] VIAGEM
Vocabulário
[en] LITERATURE
Vocabulário
[en] BOTSWANA
Vocabulário
[en] NIGERIA
Vocabulário
[en] SENEGAL
Vocabulário
[en] VISUAL ART
Vocabulário
[en] SOUTH AFRICA
Vocabulário
[en] CONTEMPORARY
Vocabulário
[en] AFRICA
Vocabulário
[en] TRAVEL
Resumo
[pt] A tese coloca em evidência a produção literária e artística contemporânea do continente africano, tendo como fio condutor e pano de fundo a viagem que fiz durante o PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior). A partir da noção de que a África é um continente que foi relegado durante séculos ao espaço de falta, de hipossuficiência (SARR, 2016), e de que esse discurso precisa ser modificado em favor de uma África que vem (MBEMBE, 2018), que se apresenta com outras realidades e produções intelectuais e artísticas, minha ida à Nigéria catalisa o encontro de novos escritores e artistas plásticos africanos, residentes no continente e em diáspora. Trago ao longo da tese escritores e artistas de quatro espaços diferentes: TJ Dema, poeta do Botsuana, que trabalha com literatura oral e escrita, unindo a tradição setsuana da poesia com a inglesa; Emmanuel Iduma, ensaísta, crítico de arte e escritor de ficção nigeriano, que atualmente mora em Nova Iorque; Dami Ajayi, poeta nigeriano, parceiro de Iduma na criação e edição de uma revista literária; Ayobami Adébáyọ̀, romancista nigeriana, que escreve a partir do encontro da tradição iorubá com o romance inglês; Peju Alatise, artista visual nigeriana, que em sua obra discute a condição da mulher na sociedade nigeriana; Ladan Osman, poeta, que surge com as fotografias que fez para SarabaMag, a revista de Emmanuel Iduma e Dami Ajayi; Aminata Sow Fall, romancista senegalesa que começa a publicar em 1976, sendo importante na chamada literatura de desencanto dos países de expressão francesa; Djibril Diallo Falémé, escritor senegalês que utiliza em sua escrita formas orais tradicionais; Victor Ehikhamenor, artista visual nigeriano, que trabalha com influências do tradicional e do ocidental em sua obra; Zakes Mda, artista visual e escritor sul-africano, best-seller em seu país; Yewande Omotoso, escritora sul-africana nascida no Caribe. A diversidade destes artistas e escritores, bem como dos objetos por eles produzidos, apresentados ao longo da tese, permite que se tenha uma visão ampla do que Achille Mbembe e Felwine Sarr chamaram em uma entrevista ao jornal francês l Humanité em junho de 2017 de modernidade não ocidental, um espaço de pensamento e criação que não subjuga os deuses e tradições ao racional e ao instrumental.
Resumo
[en] This thesis showcases the artistic and literary production of the African continent, using the time I spent there during my PhD PDSE (Sandwich PhD Program) as background. Beginning with the idea that Africa as a continent has been for centuries placed in the place of lack, of insufficiency (SARR, 2016), and that this common sense must be changed to a new Africa that comes (MBEMBE, 2018), that presents itself with others realities and intellectual and artistic productions, my trip to Nigeria is a catalysis of the meeting of new African writers and artists , living in the continent or abroad in diaspora. I bring along the thesis writers and artists from four different places: TJ Dema, Botswana poet, who works with oral and written literature, uniting the Setswana tradition of poetry and the English one; Emmanuel Iduma, Nigerian essayist, art critic and writer of fiction, who currently lives in New York; Dami Ajayi, Nigerian poet, Iduma s partner in the creation and editing of a literary magazine; Ayobami Adébáyọ̀, Nigerian novelist, who writes from the confluence of the Yoruba tradition with the English novel; Peju Alatise, Nigerian visual artist, who discusses in her work the women role in Nigerian society; Ladan Osman, poet, that appears with the photographs he made for the SarabaMag, magazine of Emmanuel Iduma and Dami Ajayi; Aminata Sow Fall, a Senegalese novelist who began publishing in 1976, important in the so-called literature of disenchantment of the French expression countries; Djibril Diallo Falémé, Senegalese writer that uses traditional oral forms in his writing; Victor Ehikhamenor, Nigerian visual artist, who works the influences of the traditional and the western; Zakes Mda, visual artist and South African writer, a bestseller in his country; Yewande Omotoso, a South African writer born in the Caribbean. The multiplicity of these artists and writers, as well as the objects that they produce presented throughout the thesis, gives a broad view of what Achille Mbembe and Felwine Sarr have called in an interview for the French newspaper l Humanité in June 2017 of a non-Western modernity, a space of thought and creativity that does not subjugate the gods and traditions to the rational and instrumental.
Orientador(es)
ENEIDA LEAL CUNHA
Banca
ENEIDA LEAL CUNHA
Banca
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO
Banca
LIV REBECCA SOVIK
Banca
DANIEL MARINHO LAKS
Banca
MARIA CANDIDA FERREIRA DE ALMEIDA
Catalogação
2019-12-04
Apresentação
2019-04-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46191@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46191@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46191
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF