Título
[pt] A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS: O IMPACTO DESTA EDUCAÇÃO NA INSERÇÃO DO ALUNO NA UNIVERSIDADE
Título
[en] FINANCIAL EDUCATION IN SCHOOLS
Autor
[pt] DANIEL GRINER VILLELA
Vocabulário
[pt] UNIVERSIDADE
Vocabulário
[pt] PRODUTO FINANCEIRO DE INVESTIMENTO
Vocabulário
[pt] RISCO FINANCEIRO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO FINANCEIRA
Vocabulário
[pt] GESTAO FINANCEIRA
Vocabulário
[pt] ALUNO
Vocabulário
[pt] DIVIDA
Vocabulário
[pt] ESCOLA
Vocabulário
[en] UNIVERSITY
Vocabulário
[en] INVESTMENT FINANCIAL PRODUCT
Vocabulário
[en] FINANCIAL RISK
Vocabulário
[en] FINANCIAL EDUCATION
Vocabulário
[en] FINANCIAL MANAGEMENT
Vocabulário
[en] STUDENT
Vocabulário
[en] DEBT
Vocabulário
[en] SCHOOL
Resumo
[pt] Este trabalho tem o intuito de mostrar o quanto a educação financeira é importante na vida de um indivíduo. O objetivo final do trabalho é exaltar a importância de se ter este contato desde cedo, evidenciando que a presença de matérias sobre finanças pessoais nas escolas é crucial para o aluno desenvolvolver uma boa gestão financeira pessoal. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória de categoria quantitativa, no qual tinha como público alvo o público universitário e pessoas recém-formadas e esta pesquisa ocorreu no primeiro semestre de 2019. Os resultados indicaram que a maioria dos entrevistados também acreditam que não obtiveram uma educação financeira formal em suas escolas. Além disso, é visto que as iniciativas que já estão em prática hoje em dia estão surtindo um efeito positivo e devem continuar para a melhoria da educação financeira no país.
Resumo
[en] This article intends to show how important it is to have a financial education in a person s life. The final objective in this work is to exalt the importance of having this contact since early, showing that the presence of lessons about personal finances in schools is crucial for the student to develop a good personal financial management. In the methodology, it was applied an exploratory research of quantitative category in which had the university public in the target audience and the ones who just graduated and this research happened in the first semester of 2019. The results showed that the majority of the interviewed also believe that they didn t receive a formal financial education in their schools. Besides that, it s seen that these initiatives that are already in action are having a positive effect and they must continue to increase the financial education in the country.
Orientador(es)
LIANA RIBEIRO DOS SANTOS
Catalogação
2019-11-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46057@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46057@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46057
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF