Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS: O IMPACTO DESTA EDUCAÇÃO NA INSERÇÃO DO ALUNO NA UNIVERSIDADE

Título
[en] FINANCIAL EDUCATION IN SCHOOLS

Autor
[pt] DANIEL GRINER VILLELA

Vocabulário
[pt] UNIVERSIDADE

Vocabulário
[pt] PRODUTO FINANCEIRO DE INVESTIMENTO

Vocabulário
[pt] RISCO FINANCEIRO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO FINANCEIRA

Vocabulário
[pt] GESTAO FINANCEIRA

Vocabulário
[pt] ALUNO

Vocabulário
[pt] DIVIDA

Vocabulário
[pt] ESCOLA

Vocabulário
[en] UNIVERSITY

Vocabulário
[en] INVESTMENT FINANCIAL PRODUCT

Vocabulário
[en] FINANCIAL RISK

Vocabulário
[en] FINANCIAL EDUCATION

Vocabulário
[en] FINANCIAL MANAGEMENT

Vocabulário
[en] STUDENT

Vocabulário
[en] DEBT

Vocabulário
[en] SCHOOL

Resumo
[pt] Este trabalho tem o intuito de mostrar o quanto a educação financeira é importante na vida de um indivíduo. O objetivo final do trabalho é exaltar a importância de se ter este contato desde cedo, evidenciando que a presença de matérias sobre finanças pessoais nas escolas é crucial para o aluno desenvolvolver uma boa gestão financeira pessoal. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória de categoria quantitativa, no qual tinha como público alvo o público universitário e pessoas recém-formadas e esta pesquisa ocorreu no primeiro semestre de 2019. Os resultados indicaram que a maioria dos entrevistados também acreditam que não obtiveram uma educação financeira formal em suas escolas. Além disso, é visto que as iniciativas que já estão em prática hoje em dia estão surtindo um efeito positivo e devem continuar para a melhoria da educação financeira no país.

Resumo
[en] This article intends to show how important it is to have a financial education in a person s life. The final objective in this work is to exalt the importance of having this contact since early, showing that the presence of lessons about personal finances in schools is crucial for the student to develop a good personal financial management. In the methodology, it was applied an exploratory research of quantitative category in which had the university public in the target audience and the ones who just graduated and this research happened in the first semester of 2019. The results showed that the majority of the interviewed also believe that they didn t receive a formal financial education in their schools. Besides that, it s seen that these initiatives that are already in action are having a positive effect and they must continue to increase the financial education in the country.

Orientador(es)
LIANA RIBEIRO DOS SANTOS

Catalogação
2019-11-27

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46057@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46057@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46057


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF