Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EFEITO GIROSCÓPIO EM MOTOCICLETAS: MODELAGEM, SIMULAÇÃO E ANÁLISE

Título
[en] GYROSCOPIC EFFECT IN MOTORCYCLES: MODELLING, SIMULATION AND ANALYSIS

Autor
[pt] IGOR PRISTA DE QUEIROZ

Vocabulário
[pt] GIROSCOPIO

Vocabulário
[pt] GIRO

Vocabulário
[pt] ESTERCAMENTO

Vocabulário
[pt] GUINADA

Vocabulário
[pt] ROLAGEM

Vocabulário
[pt] LAGRANGEANO

Vocabulário
[pt] GIMBAL

Vocabulário
[pt] GRAFO DE LIGACAO

Vocabulário
[en] BOND GRAPHS

Vocabulário
[en] SPIN

Vocabulário
[en] PITCH

Vocabulário
[en] YAW

Vocabulário
[en] ROLL

Vocabulário
[en] LAGRANGE

Vocabulário
[en] GIMBAL

Resumo
[pt] O desenvolvimento de estudos sobre o comportamento dinâmico de veículos instáveis, como é o exemplo de uma motocicleta, objetivam a melhoria de sua estabilidade que implica diretamente em um maior conforto e melhor manuseio. A vista disso, deseja-se com esse projeto modelar, simular e analisar o efeito giroscópio utilizando a técnica dos grafos de ligação, com objetivo de entender sua influência sobre a dinâmica de uma motocicleta. Serão desenvolvidos modelos de grau de complexidade crescente, de modo a compreender e dominar a interrelação entre os diversos movimentos do veículo associados ao fenômeno. Inicialmente será tratada apenas uma roda - dianteira - com esterçamento, rolagem e guinada, montada sobre uma estrutura de quadros articulados - gimbals - fixa no solo; em seguida um modelo com duas rodas, sendo uma - traseira - solidária ao chassis, também montadas sobre uma estrutura de quadros articulados fixa no solo; e finalmente o modelo completo de uma motocicleta. Os modelos não lineares resultantes serão resolvidos (simulados) em Simulink/MATLAB.

Resumo
[en] The development of studies on the dynamic behavior of unstable vehicles, such as a motorcycle, aim at improving its stability, which directly implies greater comfort and better handling. In view of this, it is desired with this project to model, simulate and analyze the gyroscope effect using the bond-graph technique, in order to understand its influence on the dynamics of a motorcycle. Models of increasing complexity will be developed in order to understand and master the interrelationship between the various movements of the vehicle associated with the phenomenon. Initially, only the front wheel will be studied with pitching, rolling and yawing, held by a structure of articulated frames - gimbals - fixed to the ground; then a two-wheeled model, being a rear wheel - integrated with the chassis, also held by a frame structure fixed to the ground; and finally the complete model of a motorcycle. The resulting nonlinear models will be solved (simulated) in Simulink / MATLAB.

Orientador(es)
MAURO SPERANZA NETO

Catalogação
2019-09-20

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45453@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45453@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45453


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