Título
[pt] EFEITO GIROSCÓPIO EM MOTOCICLETAS: MODELAGEM, SIMULAÇÃO E ANÁLISE
Título
[en] GYROSCOPIC EFFECT IN MOTORCYCLES: MODELLING, SIMULATION AND ANALYSIS
Autor
[pt] IGOR PRISTA DE QUEIROZ
Vocabulário
[pt] GIROSCOPIO
Vocabulário
[pt] GIRO
Vocabulário
[pt] ESTERCAMENTO
Vocabulário
[pt] GUINADA
Vocabulário
[pt] ROLAGEM
Vocabulário
[pt] LAGRANGEANO
Vocabulário
[pt] GIMBAL
Vocabulário
[pt] GRAFO DE LIGACAO
Vocabulário
[en] BOND GRAPHS
Vocabulário
[en] SPIN
Vocabulário
[en] PITCH
Vocabulário
[en] YAW
Vocabulário
[en] ROLL
Vocabulário
[en] LAGRANGE
Vocabulário
[en] GIMBAL
Resumo
[pt] O desenvolvimento de estudos sobre o comportamento dinâmico de veículos instáveis, como é o exemplo de uma motocicleta, objetivam a melhoria de sua estabilidade que implica diretamente em um maior conforto e melhor manuseio. A vista disso, deseja-se com esse projeto modelar, simular e analisar o efeito
giroscópio utilizando a técnica dos grafos de ligação, com objetivo de entender sua influência sobre a dinâmica de uma motocicleta. Serão desenvolvidos modelos de grau de complexidade crescente, de modo a compreender e dominar a interrelação entre os diversos movimentos do veículo associados ao fenômeno.
Inicialmente será tratada apenas uma roda - dianteira - com esterçamento, rolagem e guinada, montada sobre uma estrutura de quadros articulados - gimbals - fixa no solo; em seguida um modelo com duas rodas, sendo uma - traseira - solidária ao chassis, também montadas sobre uma estrutura de quadros articulados fixa no solo; e finalmente o modelo completo de uma motocicleta. Os modelos não lineares resultantes serão resolvidos (simulados) em Simulink/MATLAB.
Resumo
[en] The development of studies on the dynamic behavior of unstable vehicles, such as a motorcycle, aim at improving its stability, which directly implies greater comfort and better handling. In view of this, it is desired with this project to model, simulate and analyze the gyroscope effect using the bond-graph
technique, in order to understand its influence on the dynamics of a motorcycle. Models of increasing complexity will be developed in order to understand and master the interrelationship between the various movements of the vehicle associated with the phenomenon. Initially, only the front wheel will be studied
with pitching, rolling and yawing, held by a structure of articulated frames - gimbals - fixed to the ground; then a two-wheeled model, being a rear wheel - integrated with the chassis, also held by a frame structure fixed to the ground; and finally the complete model of a motorcycle. The resulting nonlinear models will be solved (simulated) in Simulink / MATLAB.
Orientador(es)
MAURO SPERANZA NETO
Catalogação
2019-09-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45453@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45453@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45453
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