Título
[pt] ARTE COMO CAMPO DE DISPUTA: A POLÍTICA CULTURAL NORTE-AMERICANA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Autor
[pt] ISABELA FERRARI INTERLENGHI
Vocabulário
[pt] SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Vocabulário
[pt] COMISSAO ROBERTS
Vocabulário
[pt] PRESERVACAO DO PATRIMONIO
Vocabulário
[pt] ESTADOS UNIDOS DA AMERICA
Vocabulário
[pt] POLITICA CULTURAL
Resumo
[pt] O principal objetivo da presente pesquisa é entender como o discurso norte-americano de precaução com o próprio patrimônio cultural se transformou numa atitude de intervenção na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, sob o argumento de recuperação e preservação dos recursos culturais europeus. Para tal, buscamos analisar como se deu a criação da Roberts Commission e quais foram suas principais atividades nos Estados Unidos e na Europa. Assim tentamos confirmar a hipótese de que as estratégias norte-americanas de precaução com seu próprio patrimônio cultural e sua intervenção na Europa também implicavam ideologias específicas, ou seja, a política cultural norte-americana fazia parte do seu discurso de guerra. Por fim, a partir da observação de que a arte e o patrimônio cultural foram instrumentos ativos de poder durante a Segunda Guerra, tentaremos mostrar que se criou um vocabulário político específico em torno do tema da proteção de objetos culturais durante a guerra.
Orientador(es)
MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA
Catalogação
2019-08-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=44101@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.44101
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF