Título
[pt] O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PERSONAGEM NO DOCUMENTÁRIO
Título
[en] THE CREATION PROCESS OF THE CHARACTER IN THE DOCUMENTARY
Autor
[pt] JOSE MARIANI DE SA CARVALHO
Vocabulário
[pt] PERSONAGEN
Vocabulário
[pt] NARRATIVA NAO FICCIONAL
Vocabulário
[pt] TEXTO FILMICO
Vocabulário
[pt] AUTORIDADE DO DIRETOR
Vocabulário
[en] CHARACTER
Vocabulário
[en] NONFICTION NARRATIVE
Vocabulário
[en] FILM TEXT
Vocabulário
[en] DIRECTOR S AUTHORITY
Resumo
[pt] A presente tese busca uma reflexão acerca da realização do cinema documentário, centrado na análise de filmes. A metodologia adotada para abordar este tema é focada na questão da autoria, a autoridade do diretor. Observa-se que o analista é essencialmente um espectador diante do filme projetado, trabalhando com ferramentas teóricas associadas à sua memória (experiência) e sensibilidade. Busca-se aqui a adequação da análise às referências teóricas que auxiliam a leitura e interpretação do texto fílmico. Parte-se do princípio de que a criação do personagem está no centro do processo de realização do cinema documentário, onde a autoridade do diretor aparece na concepção dada ao personagem, estabelecendo as conexões entre a estrutura da narrativa e o dispositivo de filmagem. Os personagens assim existem nas narrativas não ficcionais. No caso do filme documentário o personagem tem uma configuração específica, uma dupla camada, sendo ao mesmo tempo ator social e personagem criado, de modo adequado à narrativa.
Resumo
[en] The thesis project seeks a reflection on the process of documentary filmmaking, focusing on the issue of the creation of the character. The methodol-ogy adopted to address this theme is the case study, focusing on the critical reading of the filmic text. I understand that the analyst is essentially a spectator before the projected film. I know that the analyst has other objectives than the spectator and a specialized theoretical repertoire. The analyst works with theo-retical tools associated with his or her memory (experience) and sensibility. As a methodology of this study, I seek an adaptation with my objectives in the incor-poration of theoretical references that help in the reading and interpretation of the filmic text of a given group of cases. As an initial premise, I place the creation of the character at the center of the documentary filmmaking process. It is through this central core, the conception given to the character, that the authority of the director establishes the connections between the structure of the narrative and the filming device. Characters exist in the fictional narratives as well as in non-fictional narratives. In the case of the documentary, the character has a specific configuration, a double layer, social actor and, at the same time, a character creat-ed in a proper manner for the narrative.
Orientador(es)
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
Banca
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
Banca
MIGUEL SERPA PEREIRA
Banca
CARLOS DE AZAMBUJA RODRIGUES
Banca
AIDA MARIA BASTOS NEPOMUCENO MARQUES
Banca
LILIANE RUTH HEYNEMANN
Catalogação
2019-07-09
Apresentação
2018-03-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41063@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41063@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.41063
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF