Título
[en] A MOTORCYCLE S VERTICAL DYNAMICS: MODELLING AND ANALYSIS
Título
[pt] DINÂMICA VERTICAL DE MOTOCICLETAS: MODELAGEM E ANÁLISE
Autor
[pt] FELIPE POGGI DE ARAGAO FRAGA
Vocabulário
[pt] DIAGRAMA DE BODE
Vocabulário
[pt] POLINOMIO CARACTERISTICO
Vocabulário
[pt] SISTEMA DINAMICO
Vocabulário
[pt] DINAMICA VERTICAL
Vocabulário
[pt] GRAFO DE LIGACAO
Vocabulário
[pt] METODO DO LUGAR DAS RAIZES
Vocabulário
[pt] MOTOCICLETA
Vocabulário
[pt] AUTOVALOR
Vocabulário
[pt] FUNCAO DE TRANSFERENCIA
Vocabulário
[en] BODE PLOT
Vocabulário
[en] CHARACTERISTIC POLYNOMIAL
Vocabulário
[en] DYNAMIC SYSTEM
Vocabulário
[en] VERTICAL DYNAMICS
Vocabulário
[en] BOND GRAPHS
Vocabulário
[en] ROOT-LOCUS METHOD
Vocabulário
[en] MOTORBIKE
Vocabulário
[en] EIGENVALUE
Vocabulário
[en] TRANSFER FUNCTION
Resumo
[pt] A dinâmica vertical de uma motocicleta pode ser modelada a partir de um modelo físico que a represente, e a partir do modelo matemático gerado, é possível analisar o comportamento do sistema obtido de modo a compreender como a dinâmica vertical é dada e como alterações nos componentes responsáveis pela mesma afetam o comportamento do sistema. Assim, é relevante desenvolver um procedimento para realizar a modelagem do sistema físico, de forma em que seja possível realizar as análises pertinentes para verificar como a variação de determinados componentes influência a dinâmica vertical. Este projeto propõe um método para equacionar o modelo matemático a partir de um grafo de ligação que represente o modelo físico, que conta ainda com transformações matriciais para chegar ao sistema na forma de variáveis Lagrangeanas, assim como análises das raízes e da resposta em frequência do sistema elaborado. Foram desenvolvidos, e adaptados, procedimentos para a obtenção de lugares geométricos das raízes e de diagramas de Bode, baseados nos conceitos de polinômios característicos e funções de transferência. Os procedimentos foram elaborados para estudar a variação de parâmetros de componentes do modelo de acordo com valores efetivamente encontrados em motocicletas. Os resultados obtidos para os procedimentos realizados, e para as variações de determinados parâmetros foram muito interessantes. Não só foi possível implementar com êxito os procedimentos desenvolvidos para executar a análise, como a partir dos resultados obtidos, um determinado nível de influência no sistema foi associado à variação de cada parâmetro.
Resumo
[en] A motorcycle s vertical dynamics can be modelled based on a physical model that represents it. From the generated mathematical model, it is possible to analyze the system s behavior in order to understand how the vertical dynamics are held and how a change in the components affect the system s behavior. Hence, it is relevant to develop a procedure to model the physical system in a way that relevant analysis may be carried out to verify how the vertical dynamics are influenced by variations on certain components. This project proposes a method to equate a mathematical model based on a bond graph, which represents the physical model, along with appropriate matrix transformations to reach the system in Lagrangian variables. Procedures based on the characteristic polynomial and the system s transfer functions were developed and adapted to obtain the Root Locus and the Bode diagrams, aiming to analyze the system s roots and frequency response. These procedures were elaborated aiming to study the variation of parameters associated with certain components, based on the real values encountered in motorcycles. The results for the carried-out procedures were promising, as were the results found for the change in parameters. Not only were the procedures successfully developed and implemented, but the results gathered also presented a certain level of influence on the system associated with each parameter s variation.
Orientador(es)
MAURO SPERANZA NETO
Catalogação
2019-05-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38235@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38235@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38235
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