Título
[en] GIORGIO MORANDI AND THE RESPECT FOR THINGS OF USE
Título
[pt] GIORGIO MORANDI E O RESPEITO PELAS COISAS DE USO
Autor
[pt] JORGE HENRIQUE SAYÃO CARNEIRO
Vocabulário
[pt] FENOMENOLOGIA
Vocabulário
[pt] PINTURA METAFISICA
Vocabulário
[pt] CEZANNE
Vocabulário
[pt] ARTE DO SECULO XX
Vocabulário
[pt] PINTURA MODERNA ITALIANA
Vocabulário
[pt] GIORGIO MORANDI
Vocabulário
[pt] MERLEAU-PONTY
Vocabulário
[pt] CUBISMO
Vocabulário
[pt] MARTIN HEIDEGGER
Vocabulário
[pt] ARTE MODERNA
Vocabulário
[pt] ARTE ITALIANA
Vocabulário
[en] PHENOMENOLOGY
Vocabulário
[en] METAPHYSICAL PAINTING
Vocabulário
[en] CEZANNE
Vocabulário
[en] 20TH CENTURY ART
Vocabulário
[en] MODERN ITALIAN PAINTING
Vocabulário
[en] GIORGIO MORANDI
Vocabulário
[en] MERLEAU-PONTY
Vocabulário
[en] MARTIN HEIDEGGER
Vocabulário
[en] MODERN ART
Vocabulário
[en] ITALIAN ART
Resumo
[pt] A tese Giorgio Morandi e o respeito pelas coisas de uso, retoma a produção artística de Giorgio Morandi 1890-1964, um dos mais importantes artistas italianos do século XX, para restabelecer dentro do período de formação do Modernismo suas relações com a produção cultural europeia coetânea. A tese busca mostrar como a obra de Morandi se apresenta como uma alternativa à interpretação artística hegemônica feita pelo Cubismo da obra de Cézanne, privilegiando aspectos dessa poética que foram relegados a segundo plano por Picasso e Braque, notadamente a percepção de um espaço em profundidade corporalmente determinado, porém conjuminando essa espacialização com a linguagem planar estabelecida pelos cubistas. Procuramos mostrar que as buscas de Morandi não tinham afinidades somente no campo das artes, mas como a produção de sua obra e as questões por ela elaboradas, particularmente como o entendimento plástico das coisas e utensílios que lhe servem como motivo para suas naturezas–mortas estão em sintonia com o conceito de coisa e coisidade tratado pxsor Heidegger em A origem da obra de arte e O que é uma coisa?, ambos os textos escritos em 1935. As indagações artísticas de Morandi, de modo mais amplo, têm profundas afinidades com o método fenomenológico de Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty.
Resumo
[en] The dissertation Morandi and the Respect for Things of Use reexamines the artistic production of Giorgio Morandi (1890-1964), one of the most important Italian artists of the 20th century, in order to reestablish, within the time frame of the development of Modernism, his connections with contemporaneous European cultural production. The dissertation shows the ways in which Morandi s work presents itself as an alternative to Cubism s hegemonic artistic interpretation of Cézanne s work, favoring aspects of Cèzanne s poetics that Picasso and Braque relegated to the background – notably the perception of corporally determined depth of space – while at the same time uniting this spatialization with the language of flatness established by the Cubists. The dissertation seeks to demonstrate that Morandi s investigations had affinities not only in the arts, but that the production of his body of work and the questions it raised – in particular the visual understanding of things and utensils that motivated his still-lifes – were in line with the concept of thing and thingness elaborated by Heidegger in The Origin of the Work of Art and What is a Thing? both written in 1935. Morandi s artistic inquiries, in a broad sense, have deep affinities with the phenomenological method of Husserl, Heidegger and Merleau-Ponty.
Orientador(es)
RONALDO BRITO FERNANDES
Banca
RONALDO BRITO FERNANDES
Banca
VERA BEATRIZ CORDEIRO SIQUEIRA
Banca
JOSE THOMAZ ALMEIDA BRUM DUARTE
Banca
LORENZO MAMMI
Banca
PATRICIA LEAL AZEVEDO CORREA
Catalogação
2019-05-03
Apresentação
2013-12-09
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37894@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37894@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37894
Arquivos do conteúdo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, EPÍGRAFE PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CONCLUSÃO PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF