Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A RESSIGNIFICAÇÃO DAS IMAGENS DE FAMÍLIA: COLLAGE E O DESIGN NO DOCUMENTÁRIO AUTOBIOGRÁFICO CONTEMPORÂNEO

Título
[en] THE RESSIGNIFICATION OF FAMILY IMAGES: COLLAGE AND DESIGN IN CONTEMPORARY AUTOBIOGRAPHICAL DOCUMENTARY FILM

Autor
[pt] CANDIDA MARIA MONTEIRO

Vocabulário
[pt] SUBJETIVIDADE

Vocabulário
[pt] COLLAGE CINEMATOGRAFICA

Vocabulário
[pt] ARQUIVO PRIVADO

Vocabulário
[pt] DOCUMENTARIO AUTOBIOGRAFICO

Vocabulário
[pt] ALBUM DE FAMILIA

Vocabulário
[pt] IDENTIDADE

Vocabulário
[pt] FOTOGRAFIA

Vocabulário
[pt] DESIGN GRAFICO

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[pt] IMAGEM

Vocabulário
[en] SUBJECTIVITY

Vocabulário
[en] COLLAGE CINEMATOGRAFICA

Vocabulário
[en] PRIVATE FILE

Vocabulário
[en] AUTOBIOGRAPHIC DOCUMENTARY

Vocabulário
[en] FAMILY ALBUM

Vocabulário
[en] IDENTITY

Vocabulário
[en] PHOTOGRAPHY

Vocabulário
[en] GRAPHIC DESIGN

Vocabulário
[en] MEMORY

Vocabulário
[en] IMAGE

Resumo
[pt] O estudo se volta sobre as teorias críticas da imagem nos âmbitos filosófico e artístico, conduzindo o debate a respeito de distintas imagens para focar as representações autobiográficas audiovisuais. As narrativas do eu buscam produzir duplos, evocando o passado e promovendo a reciclagem das imagens de arquivo de família. Uma avant garde contemporânea coloca em prática a ressignificação das imagens da intimidade familiar como recurso de fazer emergir a subjetividade. A collage molda a estética dessas expressões, construindo a ponte entre cinema e design. O autodocumentário rompe com o paradigma da objetividade, revelando múltiplas identidades que, ao descortinarem singularidades, tornam-se universais.

Resumo
[en] The study highlights critical theories of images in the philosophical and artistic areas, centering the question on different images in order to focus on individual autobiographic representations. The narratives of the self aim to produce Doppelgänger, evoking the past and promoting the recycling of family archives. A contemporary avant garde puts in motion the ressignification of images of family intimacy as means to make subjectivity surface. The collage shapes the aesthetics of these expressions, thus creating a bridge between film and design. Self-documentary breaks the paradigm of objectivity, and brings to light multiple identities that become universal through the unveiling of individual characteristics.

Orientador(es)
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Coorientador(es)
JOSEP MARIA CATALA

Banca
DENISE BERRUEZO PORTINARI

Banca
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Banca
RENATA VILANOVA LIMA

Banca
MIGUEL SERPA PEREIRA

Banca
MARCIUS CESAR SOARES FREIRE

Banca
CONSUELO LINS

Catalogação
2019-04-08

Apresentação
2014-04-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37664@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37664@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37664


Arquivos do conteúdo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF