Título
[pt] A RESSIGNIFICAÇÃO DAS IMAGENS DE FAMÍLIA: COLLAGE E O DESIGN NO DOCUMENTÁRIO AUTOBIOGRÁFICO CONTEMPORÂNEO
Título
[en] THE RESSIGNIFICATION OF FAMILY IMAGES: COLLAGE AND DESIGN IN CONTEMPORARY AUTOBIOGRAPHICAL DOCUMENTARY FILM
Autor
[pt] CANDIDA MARIA MONTEIRO
Vocabulário
[pt] SUBJETIVIDADE
Vocabulário
[pt] COLLAGE CINEMATOGRAFICA
Vocabulário
[pt] ARQUIVO PRIVADO
Vocabulário
[pt] DOCUMENTARIO AUTOBIOGRAFICO
Vocabulário
[pt] ALBUM DE FAMILIA
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE
Vocabulário
[pt] FOTOGRAFIA
Vocabulário
[pt] DESIGN GRAFICO
Vocabulário
[pt] MEMORIA
Vocabulário
[pt] IMAGEM
Vocabulário
[en] SUBJECTIVITY
Vocabulário
[en] COLLAGE CINEMATOGRAFICA
Vocabulário
[en] PRIVATE FILE
Vocabulário
[en] AUTOBIOGRAPHIC DOCUMENTARY
Vocabulário
[en] FAMILY ALBUM
Vocabulário
[en] IDENTITY
Vocabulário
[en] PHOTOGRAPHY
Vocabulário
[en] GRAPHIC DESIGN
Vocabulário
[en] MEMORY
Vocabulário
[en] IMAGE
Resumo
[pt] O estudo se volta sobre as teorias críticas da imagem nos âmbitos
filosófico e artístico, conduzindo o debate a respeito de distintas imagens
para focar as representações autobiográficas audiovisuais. As narrativas do
eu buscam produzir duplos, evocando o passado e promovendo a
reciclagem das imagens de arquivo de família. Uma avant garde
contemporânea coloca em prática a ressignificação das imagens da
intimidade familiar como recurso de fazer emergir a subjetividade. A collage
molda a estética dessas expressões, construindo a ponte entre cinema e
design. O autodocumentário rompe com o paradigma da objetividade,
revelando múltiplas identidades que, ao descortinarem singularidades,
tornam-se universais.
Resumo
[en] The study highlights critical theories of images in the philosophical
and artistic areas, centering the question on different images in order to
focus on individual autobiographic representations. The narratives of the
self aim to produce Doppelgänger, evoking the past and promoting the
recycling of family archives. A contemporary avant garde puts in motion
the ressignification of images of family intimacy as means to make
subjectivity surface. The collage shapes the aesthetics of these expressions,
thus creating a bridge between film and design. Self-documentary breaks
the paradigm of objectivity, and brings to light multiple identities that
become universal through the unveiling of individual characteristics.
Orientador(es)
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
Coorientador(es)
JOSEP MARIA CATALA
Banca
DENISE BERRUEZO PORTINARI
Banca
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
Banca
RENATA VILANOVA LIMA
Banca
MIGUEL SERPA PEREIRA
Banca
MARCIUS CESAR SOARES FREIRE
Banca
CONSUELO LINS
Catalogação
2019-04-08
Apresentação
2014-04-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37664@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37664@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37664
Arquivos do conteúdo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF