Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MOVIMENTO SOCIAL QUILOMBOLA DE SANTA RITA DO BRACUÍ: APRENDIZADOS NA MILITÂNCIA E A URGÊNCIA DE UM CURRÍCULO DIFERENCIADO

Título
[en] THE QUILOMBOLA SOCIAL MOVEMENT OF SANTA RITA DO BRACUÍ: LEARNING IN MILITANCY AND THE URGENCY OF A DIFFERENTIATED CURRICULUM

Autor
[pt] MAURICIO ADELINO DA SILVA

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[pt] IDENTIDADE

Vocabulário
[pt] QUILOMBO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO QUILOMBOLA

Vocabulário
[pt] CURRICULOS

Vocabulário
[en] MEMORY

Vocabulário
[en] IDENTITY

Vocabulário
[en] QUILOMBO

Vocabulário
[en] QUILOMBOLA EDUCATION

Vocabulário
[en] CURRICULUM

Resumo
[pt] Esse trabalho está inserido na linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória). Tem como objetivo principal identificar caminhos para um possível currículo para uma educação escolar quilombola, em especial de História, na Escola Áurea Pires da Gama. É importante partir da compreensão de que o movimento social quilombola, de uma forma geral, e o movimento social de Santa Rita do Bracuí, em particular, têm uma dimensão pedagógica que demanda uma educação diferenciada: uma educação quilombola. Esse tema se torna urgente no tempo presente onde as burocracias educacionais buscam uniformizar os espaços escolares com a justificativa de estarem democratizando o acesso ao conhecimento. Por outro lado, vários grupos sociais, dentre os quais os quilombolas, exigem uma educação diferenciada que atenda às suas demandas sociais. Uma Educação quilombola pressupõe pensar um currículo quilombola, ou seja, um currículo que leve em consideração interesses e saberes da comunidade quilombola de Santa Rita do Bracuí.

Resumo
[en] This work is part of the Historical Knowledge in Different Spaces of Memory research line of the Post-Graduate Program in Teaching History (ProfHistória). Its main objective is to identify ways for a possible curriculum for quilombola school education, especially of History, at the Áurea Pires da Gama school. It is important to start from the understanding that the quilombola social movement, in general, and the social movement of Santa Rita do Bracuí, in particular, has a pedagogical dimension that demands a differentiated education: a quilombola education. This issue becomes urgent in the present time when the educational bureaucracies seek to standardize school spaces with the justification that they are democratizing the access to knowledge. On the other hand, several social groups, among which the quilombolas, require a differentiated education that meets their social demands. A quilombola Education presupposes thinking of a quilombola curriculum, a curriculum that takes into consideration the interests and knowledge of the quilombola community of Santa Rita do Bracuí.

Orientador(es)
SERGIO HAMILTON DA SILVA BARRA

Banca
IVANA STOLZE LIMA

Banca
MARTHA CAMPOS ABREU

Banca
SERGIO HAMILTON DA SILVA BARRA

Catalogação
2019-02-01

Apresentação
2018-11-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36408@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36408@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36408


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF