Título
[en] MEDIATION OF MASSIVE ONLINE OPEN COURSES (MOOC) AND THEIR EFFECTS ON STUDENT PARTICIPATION AND PERFORMANCE
Título
[pt] MEDIAÇÃO DE CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS (MOOC) E SEUS EFEITOS NA PARTICIPAÇÃO E DESEMPENHO DOS ESTUDANTES
Autor
[pt] LUIS FELIPE SAO THIAGO DE CARVALHO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
Vocabulário
[pt] CURSOS ONLINE
Vocabulário
[pt] CONECTIVISMO
Vocabulário
[pt] MOOC
Vocabulário
[pt] E-LEARNING
Vocabulário
[pt] MEDIACAO
Vocabulário
[pt] PARTICIPACAO
Vocabulário
[en] DISTANCE EDUCATION
Vocabulário
[en] ONLINE COURSES
Vocabulário
[en] CONECTIVISM
Vocabulário
[en] MOOC
Vocabulário
[en] E-LEARNING
Vocabulário
[en] MEDIATION
Vocabulário
[en] PARTICIPATION
Resumo
[pt] Conduzimos uma pesquisa de campo a partir de um curso online aberto e massivo (MOOC), realizado no último trimestre de 2017, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem da PUC-Rio. A partir da experiência com este curso, estudamos a dinâmica de participação dos alunos nas atividades pedagógicas e os efeitos no desempenho, baseados em exames de avaliação. Também estudamos a interação entre os participantes do curso a partir dos fóruns de discussão com o apoio de um mediador. Um grupo de controle sem a participação do mediador foi criado, para viabilizar um estudo comparativo de resultados. Além disso, ampliamos o estudo para avaliar também possíveis efeitos do mediador no comportamento dos alunos nas atividades didáticas do curso. Ao final traçamos um perfil dos alunos do curso e realizamos comparações com cursos MOOC realizados por outras instituições de ensino.
Resumo
[en] We conducted a field study from a massive open online course (MOOC), held in the last quarter of 2017, using PUC-Rio s virtual learning platform. From the experience with this course, we studied the dynamics of students participation on the course activities and the effects on performance in the evaluation. We also studied the interaction between course participants on discussion forums with the support of a mediator. A control group without the participation of the mediator was created, to make feasible a comparative study of results. In addition, we extended the study to evaluate possible mediator effects on student behavior in other course activities. At the end we draw a profile of the students of the course and compared with MOOC courses conducted by other educational institutions.
Orientador(es)
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS
Banca
BERNARDO PEREIRA NUNES
Banca
RALPH INGS BANNELL
Banca
SEAN WOLFGAND MATSUI SIQUEIRA
Banca
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS
Banca
LEONEL ESTEVAO FINKELSTEINAS TRACTENBERG
Catalogação
2019-01-29
Apresentação
2018-02-21
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36327@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36327@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36327
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF