Título
[en] A STUDY ON PERVASIVE GAMES BASED ON THE INTERNET OF MOBILE THINGS
Título
[pt] UM ESTUDO SOBRE JOGOS PERVASIVOS BASEADOS NA INTERNET DAS COISAS MÓVEIS
Autor
[pt] PEDRO IGOR PORFIRIO SAMPAIO
Vocabulário
[pt] INTERNET DAS COISAS - IOT
Vocabulário
[pt] SENSORIAMENTO PARTICIPATIVO
Vocabulário
[pt] JOGOS MOBILE
Vocabulário
[pt] INTERNET DAS COISAS MOVEIS
Vocabulário
[pt] JOGOS PERVASIVOS
Vocabulário
[en] INTERNET OF THINGS - IOT
Vocabulário
[en] PARTICIPATORY SENSING
Vocabulário
[en] MOBILE GAMES
Vocabulário
[en] INTERNET OF MOBILE THINGS
Vocabulário
[en] PERVASIVE GAMES
Resumo
[pt] Jogos pervasivos móveis são jogos que combinam os mundos real e virtual em um espaço híbrido, permitindo interações não apenas com o mundo do jogo virtualmente criado, mas também com o ambiente físico que envolve os jogadores. A Internet de Coisas Móveis (IoMT) especifica situações em que os dispositivos na Internet das Coisas (IoT) podem ser movidos ou se moverem de forma autônoma, mantendo conectividade remota e acessibilidade de qualquer lugar na Internet. Seguindo o enorme sucesso dos recentes jogos pervasivos móveis e a iminente expansão de IoT, nós fornecemos uma integração para toda a tecnologia envolvida no desenvolvimento de um jogo pervasivo móvel que incorpora dispositivos IoT. Também propomos um jogo móvel pervasivo que avalia os benefícios da união de ambos os campos. Este protótipo de jogo explora maneiras de aumentar a experiência dos jogadores através de mecânicas pervasivas, aproveitando a motivação dos jogadores para realizar tarefas de sensoriamento. O jogo também incorpora aplicações sérias na jogabilidade, tais como a localização de instalações e serviços.
Resumo
[en] Mobile pervasive games are a game genre that combines the real and virtual worlds in a hybrid space, allowing interactions with not only the virtually created game world, but also with the physical environment that surrounds the players. The Internet of Mobile Things (IoMT) specifies
situations in which devices on the Internet of Things (IoT) can be moved or move autonomously, while maintaining remote connectivity and accessibility from anywhere on the internet. Following the huge success of recent mobile pervasive games and the coming IoT boom, we provide an integration for all the technology involved in the development of a mobile pervasive game that incorporates IoT devices. We also propose a mobile pervasive game that evaluates the benefits of the union of both fields. This game prototype explores ways of increasing the experience of players through pervasive mechanics while taking advantage of the player s motivation to perform sensing tasks. It also incorporates serious applications into the gameplay,
such as the localization of facilities and services.
Orientador(es)
BRUNO FEIJO
Coorientador(es)
MARKUS ENDLER
Banca
BRUNO FEIJO
Banca
NOEMI DE LA ROCQUE RODRIGUEZ
Banca
MARKUS ENDLER
Banca
AUGUSTO CESAR ESPINDOLA BAFFA
Catalogação
2019-01-15
Apresentação
2018-10-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36120@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36120@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36120
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