Título
[pt] SAMBA DIGITAL: UM ESTUDO DE EVENTOS DE SAMBA NO RIO DE JANEIRO
Autor
[pt] MARIANA XAVIER CORREIA
Vocabulário
[pt] MARKETING DIGITAL
Vocabulário
[pt] INDUSTRIA DA MUSICA
Vocabulário
[pt] MARKETING DE EXPERIENCIA
Vocabulário
[pt] SAMBA
Resumo
[pt] O samba não é apenas um gênero, mas também um elemento cultural do país. A história deste gênero musical confunde-se com a história do Brasil e, principalmente, do Rio de Janeiro, onde ganhou reconhecimento nacional através das rádios que estavam estabelecidas na cidade no início do século XX. O consumo de música, entretanto, está mudando para as novas formas digitais. Diante deste contexto, este estudo pretende investigar como o samba usufrui dos meios digitais para projetar-se no mercado contemporâneo. Através de observação participante, entrevistas semiestruturadas e questionário online, este trabalho apresenta um panorama sobre as diferentes formas do consumo de samba. Dentre os principais achados podemos destacar o Facebook como principal ferramenta de divulgação dos eventos de samba e as rodas de samba sendo consideradas pelo público tanto como uma experiência quanto um estímulo para se escutar mais o gênero em outras mídias. Há indicações de um movimento no universo digital para explorar alguns componentes que complementem a experiência do samba, entretanto as ações são difusas, com alcance baixo e não diversificadas.
Orientador(es)
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA
Catalogação
2018-11-09
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35565@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35565
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF