Título
[pt] CANÇÃO POPULAR E CORPORALIDADE: ESTRATÉGIAS DE ENCENAÇÃO
Título
[en] POPULAR SONG AND CORPORALITY: INSCENEACTIONS STRATEGIES
Autor
[pt] MIGUEL JOST RAMOS
Vocabulário
[pt] PERFORMANCE
Vocabulário
[pt] CANCAO
Vocabulário
[pt] MUSICA POPULAR
Vocabulário
[pt] CULTURA BRASILEIRA
Vocabulário
[pt] CORPO
Vocabulário
[en] PERFORMANCE
Vocabulário
[en] SONG
Vocabulário
[en] POPULAR MUSIC
Vocabulário
[en] BRAZILIAN CULTURE
Vocabulário
[en] BODY
Resumo
[pt] O objetivo desse trabalho é debater de forma crítica o corpo no campo da canção popular no Brasil. Como a partir do corpo, e da em-cena-ação deste, em diversas áreas que envolvem a produção e recepção da canção, se abrem novas possibilidades para pensar questões que atravessam a música popular e que reverberam na vida cultural brasileira. Minha proposta é refletir sobre a inscrição desse corpo na cena cultural na qual está implicada sua presença e sobre sua intervenção decisiva nesse campo de produção. Sua capacidade ímpar, se o comparamos aos corpos de artistas de outras grandes áreas da produção cultural como cinema, literatura ou teatro, de permanecer como índice estético, social e político de nossa sociedade. Esse lugar muito especial que o cancionista ocupa no Brasil e que só encontra similitudes em outros poucos países nos quais a música popular se desenvolveu com a mesma força. O corpo funcionará aqui como um liquidificador que processa todos esses índices e os (d)enuncia como dados concretos de uma experiência.
Resumo
[en] The aim of this work is to critically debate on the body within the field of popular song in Brazil. The way how, from the body and its in-scene-n-a(c)tion, new possibilities in several areas involving the production and reception of the song are opened to think about issues transcending popular music and consequently reverberating through Brazilian cultural life. My proposition is to reflect on the inscription of this body on the cultural scene in which its presence is implied, and on its decisive intervention in this field of production. Its unique capacity - if compared to the bodies of artists from other great areas of cultural production such as film, literature or theatre - of lasting as an aesthetic, social and political index of our society. This very special place that the songwriter occupies in Brazil, and which solely finds similarities in a few other countries where popular music has developed with the same strength. The body will work here as a blender processing all these indexes, an(de)nouncing them as concrete data from an experience.
Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
FREDERICO AUGUSTO LIBERALLI DE GOES
Banca
GIOVANNA FERREIRA DEALTRY
Banca
ANDRE MONTEIRO GUIMARAES DIAS PIRES
Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
Catalogação
2018-09-20
Apresentação
2011-04-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35165@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35165@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35165
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF