Título
[pt] O SEU ALEMÃO SERVE PARA COMUNICAR?: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ADOLESCENTES SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO
Título
[fr] TON ALLEMAND SERT À COMMUNIQUER?: UNE ANALYSE DES MÉTHODES D ALLEMAND LANGUE ÉTRANGÈRE POUR LES ADOLESCENTS DU POINT DE VUE DE LA THÉORIE DE L AGIR DE COMMUNICATIONNEL
Autor
[pt] LUCIA ELENA BARRIONUEVO ALVAREZ
Vocabulário
[pt] LIVRO DIDATICO
Vocabulário
[pt] LANDESKUNDE
Vocabulário
[pt] AGIR COMUNICATIVO
Vocabulário
[pt] ENSINO DE LINGUAS
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INTERCULTURAL
Resumo
[pt] O seu alemão serve para comunicar? – Uma análise de livros didáticos de Alemão como Língua Estrangeira para adolescentes sob a perspectiva da Teoria do Agir Comunicativo é uma pesquisa que procura aproximar a Teoria do Agir Comunicativo habermasiana ao campo da educação, averiguando como a mediação de aspectos de Landeskunde – ramo próprio da didática do Alemão como Língua Estrangeira – influencia a concepção de linguagem, cultura e consequentemente a de comunicação que os livros didáticos aqui analisados (genial klick, deutsch.com e Prima) representam. A análise se restringe aos livros didáticos, não abarcando o papel do professor em seu uso. O objetivo deste trabalho é detectar se existem nos livros didáticos em questão elementos capazes de fomentar uma comunicação no sentido do agir comunicativo de Habermas, preocupada em possibilitar uma comunicação voltada ao entendimento mútuo, emancipada de influências extralinguísticas como dinheiro ou poder.
Resumo
[fr] Ton allemand sert à communiquer ? Une analyse des méthodes d allemand langue étrangère pour les adolescents du point de vue de la théorie de l agir de communicationnel est une enquête qui cherche à rapprocher la théorie de l agir communicationnel de Habermas du domaine de l éducation, en examinant
comment la médiation des aspects de la Landeskunde (matière propre à la didactique de l allemand langue étrangère) influe sur la conception de la langue, de la culture et, par conséquent, de la communication, envisagée par les méthodes analysées ici (genial klick, deutsch.com et Prima). L analyse se limite aux
méthodes, ne contemplant pas le rôle des enseignants dans son utilisation. L objectif de ce travail est de repérer s il y a dans les méthodes en question des éléments capables de favoriser la communication au sens de l agir communicationnel de Habermas, c est à dire la communication visant à la compréhension mutuelle, affranchie de toute influence extra-linguistique comme l argent ou le pouvoir.
Orientador(es)
RALPH INGS BANNELL
Banca
RALPH INGS BANNELL
Banca
RICARDO BORGES ALENCAR
Banca
EBAL SANT ANNA BOLACIO FILHO
Catalogação
2018-07-30
Apresentação
2013-04-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34589@1
Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34589@3
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34589
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RESUMÉ, SUMÁRIO, LISTA DE ILUSTRAÇÕES PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CONCLUSÃO PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF