Título
[pt] FIOS DE MEMÓRIA, REDES DE AFETOS E PONTOS DE INTERSEÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL AUTORREFLEXIVA
Título
[es] HILOS DE MEMORIA, REDES DE AFECTO Y PUNTOS DE INTERSECCIÓN: UNA EXPERIENCIA TEATRAL AUTO-REFLEXIONADA
Autor
[pt] PRISCILA DANNI FERREIRA CORREIA
Vocabulário
[pt] ATOR-PESQUISADOR
Vocabulário
[pt] ESCRITA AUTORREFLEXIVA
Vocabulário
[pt] TERCEIRO TEATRO
Vocabulário
[pt] TEATRO DE PESQUISA
Vocabulário
[pt] INVESTIGACAO DE PROCESSOS CENICOS
Vocabulário
[es] EL ACTOR-INVESTIGADOR
Vocabulário
[es] LA ESCRITURA AUTO-REFLEXIONAD
Vocabulário
[es] TERCERO TEATRO
Vocabulário
[es] TEATRO DE INVESTIGACION
Vocabulário
[es] LA INVESTIGACION DE LOS PROCESOS ESCENICOS
Resumo
[pt] Este trabalho se insere em uma vasta rede de construção de conhecimento que envolve atualmente múltiplos conceitos teóricos de diferentes áreas do saber. Nesta dissertação, optou-se por estabelecer uma rede conceitual baseada em artistas/teóricos como Constantin Stanislaski, Jerzy, Grotowski, Eugenio Barba e Hans-Ulrich Gumbrecht, para dialogar com uma experiência teatral particular. É um experimento autorreflexivo de uma atriz-pesquisadora que propõe lançar à página a metodologia desenvolvida em sua prática teatral, tecendo fios de memória e redes de afetos, com o intuito de acentuar pontos de interseção entre teoria e prática, ação e reflexão, corpo e palavra. Desenvolve-se na escrita um jogo de encenação, dialógico, que tem como elementos constituintes: autores, palavras-chave, metáforas e citações. A utilização específica desse conjunto de elementos interposto em relação à memória afetiva da atriz é o ensaio de uma metodologia alternativa para a escrita acadêmica.
Resumo
[es] El presente trabajo se inserta en una vasta red de construcción del conocimiento que implica múltiples conceptos teóricos de diferentes disciplinas. En esta tesis, se decidió establecer una red conceptual que incluye artistas y teóricos como Constantin Stanislaski, Jerzy Grotowski, Eugenio Barba y Hans-Ulrich Gumbrecht, para hablar con una experiencia teatral en particular. Es un experimento auto-reflexivo de una actriz-investigador que propone poner en la página la metodología desarrollada en su práctica teatral, tejiendo hilos de memoria e redes de afectos, con el fin de encontrar puntos de intersección entre la teoría y la práctica, la acción y la reflexión, la palabra y el cuerpo. Desarrollase en la escritura un juego de puesta en escena, dialógico, cuyos elementos constitutivos son autores, palabras clave, metáforas y citas. El uso específico de este conjunto de elementos interpuesto en relación con la memoria afectiva de la actriz está poniendo a prueba una metodología alternativa a la escritura académica.
Orientador(es)
DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI
Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO
Banca
DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI
Banca
TATIANA DA MOTTA LIMA RAMOS
Catalogação
2018-07-17
Apresentação
2011-04-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34452@1
Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34452@4
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34452
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RESUMEN, SUMÁRIO E EPÍGRAFE PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF