Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A FORMAÇÃO VISUAL DO LEITOR POR MEIO DO DESIGN NA LEITURA: LIVROS PARA CRIANÇAS E JOVENS

Título
[en] READER S VISUAL EDUCATION THROUGH THE LENS OF DESIGN IN READING: BOOKS FOR CHILDREN AND YOUNG PEOPLE

Autor
[pt] MAIRA GONCALVES LACERDA

Vocabulário
[pt] CULTURA

Vocabulário
[pt] FORMACAO VISUAL

Vocabulário
[pt] LITERATURA PARA CRIANCAS E JOVENS

Vocabulário
[pt] DESIGN NA LEITURA

Vocabulário
[pt] DESIGN DE LIVROS

Vocabulário
[en] CULTURE

Vocabulário
[en] VISUAL EDUCATION

Vocabulário
[en] LITERATURE FOR CHILDREN AND YOUNG PEOPLE

Vocabulário
[en] READING DESIGN

Vocabulário
[en] BOOK DESIGN

Resumo
[pt] Saber lidar com as imagens, compreendê-las e construir significado para elas, torna-se tarefa premente para os sujeitos na contemporaneidade, participantes de uma sociedade imersa na multimodalidade. Contudo, ao contrário da cultura escrita, não existem mecanismos de ensino próprios para a formação visual do indivíduo na instituição escolar. Compreendendo que o livro de literatura para crianças e jovens, em sua grande maioria, encontra na relação verbo-visual o espaço propício à fruição da poesia e da ficção, a presente pesquisa assume por objetivo estabelecer a relação entre o Design, presente nos livros de literatura voltados para crianças e jovens chancelados pelas políticas públicas, e o processo de formação visual do leitor. Para isso, propõe-se, por meio de análise gráfica dos livros literários selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE, a organização de um panorama a respeito da progressão de complexidade gráfica dessas obras, relacionando os aspectos gráficos por elas apresentados com o desenvolvimento escolar do leitor na Educação Infantil, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Nesse processo, foi possível perceber que os acervos organizados, apesar de possuírem objetos-livro cujos projetos são condizentes com o conceito de Design na Leitura, não apresentam em seu conjunto uma progressão, ao contrário, conforme os leitores avançam no processo escolar e na compreensão do conteúdo textual, o conteúdo gráfico e imagético tende a diminuir em quantidade e a simplificar-se. Acreditando que ao possibilitar que crianças e jovens se formem sujeitos leitores potentes na significação da verbo-visualidade, alcançando a condição de sujeitos críticos e agentes de mudanças dos sistemas ideológicos sociais que os circundam, propõem-se intervenções para a modificação desse cenário a partir de propostas direcionadas aos mediadores de leitura, dentre eles os designers.

Resumo
[en] Knowing how to handle, understand and build meanings from images is a paramount task for readers in contemporary society, as it is immersed in multimodality. However, in opposition to written culture, there are no specific teaching mechanisms for reader s visual education at schools. Acknowledging that most literature books for children and young people find a conducive environment for poetry and fiction fruition in the verbal-visual relationship, this research aims to stablish a connection between Design, present in literature books for children and young people sealed by public policies, and the process of reader s visual education. For that, we conducted a graphic analysis of literary books selected by Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) and organized an overview of their graphic complexity progression, relating the graphic aspects they present to reader s school development in pre-, elementary, middle and high school. In this process, we were able to perceive that, although the collections comprised books whose projects were consisted with the concept of Design in Reading, they did not present a progression of visual complexity. On the contrary, as young readers advanced on their schooling and understanding of textual content, graphic and image content tended to reduce in number and to become simpler. Thus, this research proposes interventions for changing this scenario based on actions targeted at reading mediators, among them, designers themselves. This would enable children and young people to become empowered readers in verbal-visual meaning-making and reach the condition of critical individuals and transformation agents in the ideological social systems that surround them.

Orientador(es)
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA

Banca
MARCELO GONCALVES RIBEIRO

Banca
ANA MARGARIDA CORUJO FERREIRA LIMA RAMOS

Catalogação
2018-07-09

Apresentação
2018-04-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34349@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34349@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34349


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF