Título
[pt] O EXAME CELPE-BRAS COMO INSTRUMENTO DIRECIONADOR DE TAREFAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE ESPANHOL
Autor
[pt] ANA LIGIA BARBOSA DE CARVALHO E SILVA
Autor
[pt] MARIA GABRIELA SILVA PILEGGI
Vocabulário
[pt] CELPE-BRAS
Vocabulário
[pt] HABILIDADES INTEGRADAS
Vocabulário
[pt] ELABORACAO DE MATERIAL DIDATICO
Vocabulário
[pt] EFEITO RETROATIVO
Resumo
[pt] Este artigo tem por objetivo descrever e analisar duas tarefas que compõem um curso de português para falantes de espanhol, nível inicial, para estudantes universitários que participam de intercâmbios acadêmicos no Brasil. As tarefas foram elaboradas à luz do construto do exame Celpe-Bras, que avalia as quatro habilidades (compreensão oral e escrita, produção oral e escrita) de forma integrada e que tem como foco o uso da língua em situações realistas de comunicação. Com a criação do exame, seus idealizadores já pensavam em um possível efeito retroativo (washback effect) benéfico no ensino de línguas. Os resultados deste estudo indicam que o exame exerceu efeito retroativo positivo na elaboração de material didático, pois verificou-se a integração de habilidades nas tarefas apresentadas, potencializando o aprendizado da língua em situação próxima à realidade dos participantes, no mundo real. As limitações para este estudo foram explicadas e sugestões para novas investigações foram feitas.
Catalogação
2018-05-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34098@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.34098
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF