Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] CARTOGRAFIAS DA INFÂNCIA

Título
[fr] CARTOGRAPHIES DE L ENFANCE

Autor
[pt] FRANCISCO THIAGO CAMELO DA SILVA

Vocabulário
[pt] ESCRITA

Vocabulário
[pt] CORPO

Vocabulário
[pt] SURREALISMO

Vocabulário
[pt] INFANCIA

Vocabulário
[pt] ARQUIVO

Vocabulário
[pt] ARTE

Vocabulário
[fr] ECRITURE

Vocabulário
[fr] CORPS

Vocabulário
[fr] SURREALISME

Vocabulário
[fr] ENFANCE

Vocabulário
[fr] ARCHIVE

Vocabulário
[fr] ART

Resumo
[pt] Nesta dissertação cartografam-se gestos artísticos e literários associados à infância. Parte-se de duas imagens de Walter Benjamin: a do Canteiro de obra (Baustelle), que convoca ao mesmo tempo destruição e construção, e a da A caixa de costura (Der Nahkasten), que guarda ferramentas dadas às crianças como atividade iniciatória à escrita. A partir disso, mapeiam-se os gestos de destruir e construir, recortar e colar e outros, como arquivar, brincar, costurar e colecionar, em obras de diferentes autores, a exemplo de Jorge de Lima, Leonilson e Murilo Mendes. Cada capítulo é tecido em torno de um artista ou escritor, que se conecta a outro por meio de um movimento inventivo, o que acaba por aproximar o nexo dos capítulos das conexões entre diferentes imagens do Atlas de Aby Warburg, considerado por Georges Didi-Huberman como infância da ciência e infância da arte.

Resumo
[fr] Pour cette dissertation, des gestes artistiques et littéraires associées à l enfance ont été cartographiés. On part des deux images de Walter Benjamin: celle de Travaux publics (Baustelle), qui parle au même temps de construction et de destruction, et celle de La boîte à ouvrage (Der Nahkasten), qui porte des outils donnés aux enfants de façon à initier leur liaison avec l écriture. D après ça, on planifie les gestes de détruire/construire, couper/coller et autres, comme ces d archiver, jouer, coudre et collectionner, dans les œuvres des plusieurs auteurs, comme Jorge de Lima, Leonilson et Murilo Mendes. Chaque chapitre est tissu autour d un écrivain ou artiste, qui se lie à l autre par un mouvement d invention, ce que fini par rapprocher le nexus des chapitres des connexions entre les plusieurs images du Atlas d Aby Warburg, que Georges Didi-Huberman considère comme l enfance de la science et l enfance de l art.

Orientador(es)
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
ANA CRISTINA DE REZENDE CHIARA

Banca
ROSANA KOHL BINES

Catalogação
2018-05-29

Apresentação
2017-03-22

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34083@1

Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34083@3

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34083


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