Título
[pt] CARTOGRAFIAS DA INFÂNCIA
Título
[fr] CARTOGRAPHIES DE L ENFANCE
Autor
[pt] FRANCISCO THIAGO CAMELO DA SILVA
Vocabulário
[pt] ESCRITA
Vocabulário
[pt] CORPO
Vocabulário
[pt] SURREALISMO
Vocabulário
[pt] INFANCIA
Vocabulário
[pt] ARQUIVO
Vocabulário
[pt] ARTE
Vocabulário
[fr] ECRITURE
Vocabulário
[fr] CORPS
Vocabulário
[fr] SURREALISME
Vocabulário
[fr] ENFANCE
Vocabulário
[fr] ARCHIVE
Vocabulário
[fr] ART
Resumo
[pt] Nesta dissertação cartografam-se gestos artísticos e literários associados à
infância. Parte-se de duas imagens de Walter Benjamin: a do Canteiro de obra
(Baustelle), que convoca ao mesmo tempo destruição e construção, e a da A
caixa de costura (Der Nahkasten), que guarda ferramentas dadas às crianças
como atividade iniciatória à escrita. A partir disso, mapeiam-se os gestos de
destruir e construir, recortar e colar e outros, como arquivar, brincar, costurar e
colecionar, em obras de diferentes autores, a exemplo de Jorge de Lima,
Leonilson e Murilo Mendes. Cada capítulo é tecido em torno de um artista ou
escritor, que se conecta a outro por meio de um movimento inventivo, o que acaba
por aproximar o nexo dos capítulos das conexões entre diferentes imagens do
Atlas de Aby Warburg, considerado por Georges Didi-Huberman como infância
da ciência e infância da arte.
Resumo
[fr] Pour cette dissertation, des gestes artistiques et littéraires associées à
l enfance ont été cartographiés. On part des deux images de Walter Benjamin:
celle de Travaux publics (Baustelle), qui parle au même temps de construction
et de destruction, et celle de La boîte à ouvrage (Der Nahkasten), qui porte des
outils donnés aux enfants de façon à initier leur liaison avec l écriture. D après ça,
on planifie les gestes de détruire/construire, couper/coller et autres, comme ces
d archiver, jouer, coudre et collectionner, dans les œuvres des plusieurs auteurs,
comme Jorge de Lima, Leonilson et Murilo Mendes. Chaque chapitre est tissu
autour d un écrivain ou artiste, qui se lie à l autre par un mouvement d invention,
ce que fini par rapprocher le nexus des chapitres des connexions entre les
plusieurs images du Atlas d Aby Warburg, que Georges Didi-Huberman considère
comme l enfance de la science et l enfance de l art.
Orientador(es)
MARILIA ROTHIER CARDOSO
Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO
Banca
ANA CRISTINA DE REZENDE CHIARA
Banca
ROSANA KOHL BINES
Catalogação
2018-05-29
Apresentação
2017-03-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34083@1
Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34083@3
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34083
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