Título
[pt] GRANDE TEMPLO ISRAELITA DO RIO DE JANEIRO: ESTUDOS E REFLEXÕES
Título
[en] GREAT ISRAELITE TEMPLO OF RIO DE JANEIRO: STUDIES AND REFLECTIONS
Autor
[pt] DAYSE VOLFZON
Vocabulário
[pt] NACIONALISMO
Vocabulário
[pt] MARIO VODRET
Vocabulário
[pt] EMANCIPACAO JUDAICA
Vocabulário
[pt] PRACA ONZE
Vocabulário
[pt] SINAGOGA
Vocabulário
[pt] ECLETISMO
Vocabulário
[pt] ARQUITETURA
Vocabulário
[pt] IMIGRACAO
Vocabulário
[en] NATIONALISM
Vocabulário
[en] MARIO VODRET
Vocabulário
[en] JEWISH EMANCIPATION
Vocabulário
[en] PRACA ONZE
Vocabulário
[en] SYNAGOGUE
Vocabulário
[en] ECLECTICISM
Vocabulário
[en] ARCHITECTURE
Vocabulário
[en] IMMIGRATION
Resumo
[pt] O estudo do Grande Templo Israelita do Rio de Janeiro buscou trazer, a partir da análise do projeto arquitetural, a análise das grandes sinagogas do século XIX na Europa, que se tornarem símbolos da Emancipação Judaica ao representarem instrumentos das simbioses culturais que ocorreram no Ocidente entre o judaísmo e as culturas dominantes. Diante dos debates sobre a arte e arquitetura judaica que se ampliaram na trilha dos movimentos nacionalistas do século XIX, os edifícios sinagogais apontaram para a busca de elementos arquitetônicos que pudessem fundamentar na possível origem oriental e semita. Assim influenciando tardiamente o projeto do Grande Templo que foi elaborado somente no final da década de 1920. A forma organizacional da comunidade de imigrantes e a contratação do arquiteto italiano de influência eclética foram determinantes para a concepção com grande complexidade e singularidade em uma estrutura moderna com elementos ornamentais das sinagogas europeias que aludiam a possível origem judaica mourisca e oriental.
Resumo
[en] The study of the Great Israelite Temple of Rio de Janeiro brought, from the analysis of the architectural design, the analysis of the great synagogues of the nineteenth century in Europe, which become symbols of the Jewish Emancipation as representing instruments of cultural symbioses that occurred in the West between Judaism and dominant cultures. Before the debates about art and Jewish architecture that extended the trail of the nationalist movements of the nineteenth century, the synagogue buildings pointed to the pursuit of architectural elements that could justify the possible eastern and Semitic origin. So influencing the Great Temple of the project that was prepared only at the end of the 1920s.The organizational form of the immigrant community and the hiring of Italian eclectic architect were determinant in the design with great complexity and uniqueness in a modern structure with ornamental elements of European synagogues that alluded to possible Moorish and oriental Jewish origin.
Orientador(es)
JOAO MASAO KAMITA
Banca
JOAO MASAO KAMITA
Banca
GUSTAVO ROCHA PEIXOTO
Banca
ANAT FALBEL
Catalogação
2018-05-09
Apresentação
2016-09-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33827@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33827@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33827
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF