Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MATISSE E A SENSIBILIDADE MODERNA

Título
[en] MATISSE THE MODERN SENSIBILITY

Autor
[pt] FELIPE BARCELOS DE AQUINO NEY

Vocabulário
[pt] CRITICA DE ARTE

Vocabulário
[pt] INGRES

Vocabulário
[pt] MATISSE

Vocabulário
[pt] ARTE MODERNA

Vocabulário
[en] CRITICAL OF ART

Vocabulário
[en] INGRES

Vocabulário
[en] MATISSE

Vocabulário
[en] MODERN ART

Resumo
[pt] Clement Greenberg anunciara há meio século que o frio hedonismo de Matisse e sua exclusão de tudo exceto a sensação concreta e imediata seria no futuro melhor compreendida como o mais profundo estado de ânimo da primeira metade do século XX. Este trabalho investiga as consequências desse hedonismo na aparência pictórica, na dupla função cartesiano-sensível, ou melhor, objetiva e subjetiva da linha elaborada por Matisse. A partir de sua manipulação sensível dos conceitos de linear e pictórico - recapitulando Wolfflin, linha e cor deixam de assumir um caráter antitético, vivem em comunhão, na condensação pela equivalência, não pela diferença, das qualidades sensíveis e intelectivas da obra. Matisse mantém os conceitos em estado de latência sensível, gerando uma espécie de percepção funâmbula de sua arte, a configurar-se como o grande vórtice da sensibilidade moderna.

Resumo
[en] Clement Greenberg once said that Matisse s cold hedonism and ruthless exclusion of everything but the concrete, immediate sensation will be better understood as the most profound mood of the first half of the twentieth century. The purpose of this essay is to investigate the consequences of this hedonism in the pictorial image, for to reveal how the dual sensible / intellective, objective and subjective function of the line was elaborated by Matisse. From his sentient manipulation of the pictorial and linear concepts – recapitulating Heinrich Wolfflin - color and line no longer assume an anthitetical position in the pictorial image, by coexisting through equivalence, not by contrast. By maintaining the concepts in sentient latency, Matisse has generated a sort of funambulist perception of art that had become the great vortex of modern sensibility.

Orientador(es)
RONALDO BRITO FERNANDES

Banca
RONALDO BRITO FERNANDES

Banca
ROBERTO LUIS TORRES CONDURU

Banca
PATRICIA LEAL AZEVEDO CORREA

Catalogação
2018-02-26

Apresentação
2010-05-07

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33112@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33112@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33112


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTA DE ILUSTRAÇÕES PDF
INTRODUÇÃO E CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF