Título
[pt] MATISSE E A SENSIBILIDADE MODERNA
Título
[en] MATISSE THE MODERN SENSIBILITY
Autor
[pt] FELIPE BARCELOS DE AQUINO NEY
Vocabulário
[pt] CRITICA DE ARTE
Vocabulário
[pt] INGRES
Vocabulário
[pt] MATISSE
Vocabulário
[pt] ARTE MODERNA
Vocabulário
[en] CRITICAL OF ART
Vocabulário
[en] INGRES
Vocabulário
[en] MATISSE
Vocabulário
[en] MODERN ART
Resumo
[pt] Clement Greenberg anunciara há meio século que o frio hedonismo de Matisse e sua exclusão de tudo exceto a sensação concreta e imediata seria no futuro melhor compreendida como o mais profundo estado de ânimo da primeira metade do século XX. Este trabalho investiga as consequências desse hedonismo na aparência pictórica, na dupla função cartesiano-sensível, ou melhor, objetiva e subjetiva da linha elaborada por Matisse. A partir de sua manipulação sensível dos conceitos de linear e pictórico - recapitulando Wolfflin, linha e cor deixam de assumir um caráter antitético, vivem em comunhão, na condensação pela equivalência, não pela diferença, das qualidades sensíveis e intelectivas da obra. Matisse mantém os conceitos em estado de latência sensível, gerando uma espécie de percepção funâmbula de sua arte, a configurar-se como o grande vórtice da sensibilidade moderna.
Resumo
[en] Clement Greenberg once said that Matisse s cold hedonism and ruthless exclusion of everything but the concrete, immediate sensation will be better understood as the most profound mood of the first half of the twentieth century. The purpose of this essay is to investigate the consequences of this hedonism in the pictorial image, for to reveal how the dual sensible / intellective, objective and subjective function of the line was elaborated by Matisse. From his sentient manipulation of the pictorial and linear concepts – recapitulating Heinrich Wolfflin - color and line no longer assume an anthitetical position in the pictorial image, by coexisting through equivalence, not by contrast. By maintaining the concepts in sentient latency, Matisse has generated a sort of funambulist perception of art that had become the great vortex of modern sensibility.
Orientador(es)
RONALDO BRITO FERNANDES
Banca
RONALDO BRITO FERNANDES
Banca
ROBERTO LUIS TORRES CONDURU
Banca
PATRICIA LEAL AZEVEDO CORREA
Catalogação
2018-02-26
Apresentação
2010-05-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33112@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33112@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33112
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTA DE ILUSTRAÇÕES PDF INTRODUÇÃO E CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF