Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A OBSERVAÇÃO DE PADRÕES: MODELAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS E OBJETOS GEOMÉTRICOS

Título
[en] THE PATTERN OBSERVATION: MATHEMATICAL MODELING THROUGH NUMERICAL SEQUENCES AND GEOMETRIC OBJECTS

Autor
[pt] LUANA MIRANDA BALTAZAR TITONELI

Vocabulário
[pt] EDUCACAO BASICA

Vocabulário
[pt] SEQUENCIA

Vocabulário
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] PADRAO

Vocabulário
[en] BASIC EDUCATION

Vocabulário
[en] SEQUENCE

Vocabulário
[en] TEACHING AND LEARNING

Vocabulário
[en] STANDARDS

Resumo
[pt] Este trabalho é uma análise de padrões que são modelados matematicamente através de conceitos que envolvem as sequências numéricas bem como aspectos geométricos. São consideradas algumas aplicações práticas de conteúdos trabalhados na educação básica, muitas vezes estudados de forma mecânica através de fórmulas que tornam a Matemática enfadonha e até sem sentido para os discentes. O objetivo é mostrar que a Matemática transpõe os limites das salas de aula e que sua beleza pode ser vista em áreas diversas. As ideias e conceitos que envolvem as Progressões Aritméticas e Geométricas, por exemplo, são úteis na resolução de várias situações. A arte musical que está envolta em conhecimentos matemáticos desde os primórdios de seu desenvolvimento. Os estudos desenvolvidos com a sequência de Fibonacci e como está relacionada com a razão áurea e com fenômenos naturais que aparentemente nada teriam em comum. Além disso, a presença tão marcante na natureza das características dos fractais que traçam um padrão de formação para certos elementos naturais. É possível fazer com que o processo ensino- aprendizagem de Matemática torne-se efetivo através da abordagem dos conteúdos de forma prática, o que desperta no aluno o desejo de compreender o que é proposto. Este trabalho é inspirado na frase de Pitágoras: A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo e o que pretende-se é mostrar que esta ciência de fato está em toda a parte e que seu aprendizado pode ser significativo e interessante.

Resumo
[en] This work is an analysis of patterns that are modeled mathematically through concepts involving numerical sequences as well as geometric aspects. Some practical applications of content worked in basic education are considered, often mechanically studied through formulas that make Mathematics boring and even meaningless to students. The goal is to show that Mathematics transposes the boundaries of classrooms and that its beauty can be seen in several areas. The ideas and concepts that involve Arithmetic and Geometric Progressions, for example, are useful in solving various situations. The musical art that is shrouded in mathematical knowledge from the beginnings of its development. The studies developed with the Fibonacci sequence and how it is related to the golden ratio and with natural phenomena that apparently would have nothing in common. In addition, the presence so striking in the nature of the characteristics of the fractals that lay out a pattern of formation for certain natural elements. It is possible to make the teaching-learning process of Mathematics become effective by approaching the contents in a practical way, which awakens in the student the desire to understand what is proposed. This work is inspired by the phrase of Pythagoras: Mathematics is the alphabet with which God wrote the Universe and what is intended is to show that this science is indeed everywhere and that its learning can be meaningful and interesting.

Orientador(es)
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO

Banca
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO

Banca
ALESSANDRO GAIO CHIMENTON

Banca
MARIANA GESUALDI VILLAPOUCA

Catalogação
2018-02-22

Apresentação
2017-09-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33077@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33077@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33077


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF