Título
[en] GRAPH THEORY IN SECONDARY EDUCATION: A PROPOSAL
Título
[pt] TEORIA DE GRAFOS NA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA: UMA PROPOSTA
Autor
[pt] LARISSA DA CONCEICAO BORGES DOS SANTOS
Vocabulário
[pt] ENSINO
Vocabulário
[pt] TEORIA DE GRAFOS
Vocabulário
[en] TEACHING
Vocabulário
[en] GRAPH THEORY
Resumo
[pt] Este trabalho procura motivar e propor direções para uma abordagem de rudimentos da Teoria de Grafos nos anos finais da educação secundária brasileira. Os conceitos básicos da teoria são apresentados no contexto de
desafios lúdicos e situações cotidianas. Procura-se ainda destacar a interdisciplinaridade e a atualidade do tema, apresentando exemplos provenientes de ramos tão diversos como eletrônica, transportes, arqueologia e genética.
Resumo
[en] This work makes a case for the inclusion of some rudimentary Graph Theory in the final years of secondary education in Brazil, and also puts forward some suggestions of approach. The most basic concepts are presented in a light key, taking advange of puzzles and day to day situations. An effort was made to highlight the connections and applications of the theory to many branches of science and technology, such as electronics, transports, archeology and genetics.
Orientador(es)
JOSÉ VICTOR GOULART NASCIMENTO
Banca
SINESIO PESCO
Banca
DIRCE UESU PESCO
Banca
EMILIA CAROLINA SANTANA TEIXEIRA ALVES
Banca
JOSÉ VICTOR GOULART NASCIMENTO
Catalogação
2018-02-22
Apresentação
2017-09-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33072@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33072@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33072
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF