Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autor
[pt] CAROLINA VERDE PEREIRA CARRIÇO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL

Vocabulário
[pt] POLITICA PUBLICA

Vocabulário
[pt] GESTAO ESCOLAR

Resumo
[pt] A necessidade de oferecer uma Educação Infantil de qualidade tem sido um processo lento há algumas décadas no Brasil. A legislação da educação brasileira tem incorporado em seus documentos a importância de educação de qualidade para as crianças, mas sabe-se ainda que é uma meta a ser concretizada. Este estudo apresenta uma reflexão acerca dos desafios que a Gestão Escolar precisa enfrentar para garantir Educação Infantil de qualidade nas instituições. Tem-se o objetivo de analisar a atuação da Gestão Escolar e as implicações desta, para a melhoria na qualidade em Educação Infantil. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o tema em livros, periódicos e documentos legais. Os dados selecionados na literatura corrente acerca do tema foram, assim, analisados e interpretados a partir das categorias qualidade na educação infantil, Gestão Escolar, políticas públicas. Verificou-se que os desafios colocados aos gestores escolares estão relacionados à qualidade das práticas pedagógicas desenvolvidas, às condições de trabalho oferecidas aos profissionais que trabalham na instituição, bem como a formação continuada. Estes desafios, superados, auxiliarão a Gestão Escolar na busca da esperada Educação Infantil de qualidade.

Orientador(es)
MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA

Catalogação
2018-01-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32726@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32726


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF