Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] VINAYA SUTRA: ELOS E POSSIBILIDADES DE DIÁLOGOS DO BUDISMO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONTEMPORANEIDADE

Autor
[pt] BRUNO DA SILVA PACHECO

Vocabulário
[pt] SUSTENTABILIDADE

Vocabulário
[pt] ECOLOGIA PROFUNDA

Vocabulário
[pt] VINAYA SUTRA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO AMBIENTAL

Resumo
[pt] O presente trabalho tem como objetivo buscar articular a educação ambiental com o conhecido texto budista Vinaya Sutra, que em sânscrito quer dizer um discurso sobre educação. Este código consiste em um conjunto de normas de ética e conduta dos monges budistas, escrito por volta do Século V e que formam um conjunto de práticas de cuidado com a natureza e de convivência interpessoais. O interesse em trazer à baila estas possibilidades de diálogos entre estes ensinamentos dentro das tradições budistas e a educação ambiental, assentase no fato de que a situação de crise ambiental e civilizatória na qual o planeta atravessa nos exige uma discussão ética sobre a nossa relação com a natureza e entre seres humanos, na busca de uma vida em comunidade, pacífica e sustentável. É exatamente sobre este mesmo problema que o Vinaya Sutra foi escrito com a intenção de construir um código de conduta sobre a relação da natureza e sobre a convivência pacífica e harmoniosa entre seres humanos e não-humanos. Desta forma, a partir do referencial da ecologia profunda através de autores como Arne Ness, Fritjof Capra, Edgar Morin e Leornardo Boff, buscou-se correlacionar os aspectos teórico conceituais deste campo com o campo da educação ambiental e, a partir daí, encontrar correlações e elos de diálogos com os princípios desse texto da tradição budista. Por fim, buscou-se traçar um paralelo com as grandes questões ambientais contemporâneas e a Ecologia Profunda, identificando suas semelhanças epistemológicas e propondo um cruzamento de saberes para a formação de uma ecologia do ser e uma consciência ambiental planetária.

Orientador(es)
CELSO SANCHEZ PEREIRA

Catalogação
2018-01-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32641@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32641


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF