Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] POR UMA ESTÉTICA DE RESPEITO ÀS DIFERENÇAS: PROJETO PÁTIO DA FANTASIA

Título
[en] TO AN ESTHETICS OF RESPECT TO DIFFERENCES: PROJECT PÁTIO DA FANTASIA

Autor
[pt] ARHETA FERREIRA DE ANDRADE

Vocabulário
[pt] DIFERENCA

Vocabulário
[pt] CRIANCAS

Vocabulário
[pt] ESTETICA

Vocabulário
[en] DIFFERENCE

Vocabulário
[en] CHILDREN

Vocabulário
[en] AESTHETICS

Resumo
[pt] Uma experiência realizada nos anos entre 1998 e 2002, que desenvolveu atividades teatrais para e com crianças, priorizando aquelas que têm alguma deficiência, fomentou reflexões que motivaram esta pesquisa. A experiência em questão intitulava-se Projeto Pátio da Fantasia , e foi realizada no Curso de Educação Artística / Habilitação em Artes Cênicas do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. O objetivo desta pesquisa foi entender como o Projeto Pátio da Fantasia criou e desenvolveu atividades cênicas que levassem em consideração as diferenças das crianças e especificamente das crianças com deficiência. Para tanto, se apoiou nas contribuições de alguns estudos da Sociologia da Infância; Estética e Diferença. A pesquisa apresentada baseou-se nos pressupostos da abordagem qualitativa, tendo como instrumentos: entrevistas semi-estruturadas (com ex-integrantes do Projeto estudado e com representantes das instituições nas quais o objeto em questão realizou suas atividades) e material documental. As conclusões obtidas ressaltaram a importância e a necessidade do reconhecimento das diferenças das crianças com deficiência no campo da Produção Teatral para a Infância.

Resumo
[en] This research was motivated by an experience realized between 1998 and 2002 that has developed theatrical scenes to and with children, particularly to children with disabilities. The experience entitled Projeto Pátio da Fantasia (Fantasy Patio Project) was developed in the Course of Artistic Education/ Department of Art Theory and Artistical Expression of Federal University of Pernambuco – UFPE. The objective of this research was to understand how this Project created and developed scenical activities that considered children s differences, especially to children whit disabilities. Contributions from studies on Sociology of Childhood, Esthetic and Difference were considered in this study. Semi-structured interviews were used based on a qualitative approach. These interviews were carried out with ex-components of the Project and with representatives from institutions where the Project developed their activities. The conclusions stress the importance and the need to recognize the differences of children with disability in the field of Theatral Production to Childhood.

Orientador(es)
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER

Banca
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER

Banca
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA

Banca
ROSANA GLAT

Catalogação
2018-01-08

Apresentação
2008-04-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32590@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32590@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32590


Arquivos do conteúdo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF