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Título
[pt] A RESISTENTE VISÃO ARISTOTÉLICA NO ENSINO DE METÁFORAS EM GRAMÁTICAS BRASILEIRAS

Autor
[pt] KALINE GIRAO JAMISON

Vocabulário
[pt] METAFORA

Vocabulário
[pt] ENSINO DE PORTUGUES

Vocabulário
[pt] GRAMATICA

Resumo
[pt] O ensino de língua portuguesa no Brasil baseia-se em regras gramaticais prescritas que, muitas vezes, promove um distanciamento entre a língua e a realidade do aluno. No caso do ensino da metáfora, percebe-se que na maioria das gramáticas, a abordagem de ensino ainda está estagnada numa perspectiva aristotélica, pois trata esse fenômeno apenas como um orna-mento linguístico. Contudo, estudos sobre a metáfora (LAKOFF; JOHN-SON, 1980) têm avançado nos últimos trinta anos, apresentando uma visão de que as metáforas estão no nosso sistema conceitual. Objetivamos mostrar a perspectiva pela qual fenômeno cognitivo tem sido tratado nos últimos vinte anos, em sete das principais gramáticas adotadas em escolas públicas e privadas de Fortaleza, Ceará. Constatamos que houve avanços na abordagem do ensino sobre a metáfora, porém, a perspectiva ainda está presa a moldes tradicionais, uma perspectiva dicotômica e estática, divi-dindo a linguagem em denotativa e conotativa.

Catalogação
2017-11-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32183@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.32183


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