Título
[fr] PARCOURS DE LA MÉMOIRE: RÉCITS AUTOUR DU PATRIMOINE AU MUSÉE D ARCHÉOLOGIE D ITAIPU
Título
[pt] PERCURSOS DA MEMÓRIA NARRATIVAS SOBRE PATRIMÔNIO NO MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE ITAIPU
Autor
[pt] MARIA DE SIMONE FERREIRA
Vocabulário
[pt] MEMORIA
Vocabulário
[pt] MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE ITAIPU
Vocabulário
[pt] PESCA ARTESANAL
Vocabulário
[pt] PATRIMONIO
Vocabulário
[pt] ARQUEOLOGIA
Vocabulário
[fr] MEMOIRE
Vocabulário
[fr] MUSEE D ARCHEOLOGIE D ITAIPU
Vocabulário
[fr] PECHE ARTISANALE
Vocabulário
[fr] PATRIMOINE
Vocabulário
[fr] ARCHEOLOGIE
Resumo
[pt] A tese tem por objetivo investigar os discursos construídos pelo Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) e a partir dele através de narrativas do patrimônio cultural. O trabalho parte da hipótese de que a produção de memórias e de identidades em Itaipu estrutura-se em relação à cultura material e ao espaço. Para tanto, a pesquisa problematiza o processo de tombamento das ruínas do Recolhimento de Santa Teresa em 1955 e o projeto de uso do monumento como museu. A partir da abertura do MAI em 1977, constitui-se uma nova temporalidade pelo viés do patrimônio arqueológico pré-histórico, cujos vestígios serão mobilizados tanto por agentes do Iphan quanto pelos pescadores locais para proclamar suas memórias e escrever suas histórias. Por fim, a análise recai no reverso do processo, quando os nativos se apropriarão do discurso patrimonial para legitimar a antiguidade de sua presença e de seu saber-fazer em Itaipu em interlocução com o MAI, que destinará seu olhar para o patrimônio cultural e o patrimônio natural desse território.
Resumo
[fr] L objectif de cette thèse est d enquêter sur les discours élaborés par le Musée d Archéologie d Itaipu (MAI) et à partir de lui à travers les récits du patrimoine. L hypothèse de travail est que la production de mémoires et d identités à Itaipu se structure autour de la culture matérielle et de l espace. Ainsi, la recherche discute le processus de classement des ruines de la Retraite de Sainte-Thérèse en 1955 et le projet d utilisation du monument comme musée. A partir de l ouverture du MAI en 1977, une temporalité nouvelle se constitue par le biais du patrimoine archéologique préhistorique, dont les vestiges seront mobilisés par les agents de l Iphan autant que les pêcheurs locaux pour proclamer leurs mémoires et écrire leurs histoires. Finalement, l analyse se tourne vers l inverse du processus, moment où les natifs s approprient le discours patrimonial pour légitimer l antiquité de leur présence et de leur savoir-faire à Itaipu en poursuivant l interlocution avec le MAI, qui jettera son regard sur le patrimoine culturel et le patrimoine naturel de ce territoire.
Orientador(es)
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
Banca
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
Banca
REGINA MARIA DO REGO MONTEIRO DE ABREU
Banca
PAULO KNAUSS DE MENDONCA
Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
Banca
ALEJANDRA SALADINO
Catalogação
2017-11-28
Apresentação
2017-03-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32175@1
Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32175@3
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32175
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF