Título
[en] EDITORIAL PARATEXTS IN THE AGE OF MEDIA CONVERGENCE: MIGRATIONS AND DESCENTRALIZATIONS
Título
[pt] PARATEXTOS EDITORIAIS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS: MIGRAÇÕES E DESCENTRAMENTOS
Autor
[pt] MARINA BURDMAN DA FONTOURA
Vocabulário
[pt] SITE
Vocabulário
[pt] TEXTUALIDADE DIGITAL
Vocabulário
[pt] LITERATURA ELETRONICA
Vocabulário
[pt] PARATEXTOS EDITORIAIS
Vocabulário
[pt] E-BOOK
Vocabulário
[pt] BLOGS
Vocabulário
[pt] MERCADO EDITORIAL
Vocabulário
[en] SITE
Vocabulário
[en] DIGITAL TEXTUALITY
Vocabulário
[en] ELECTRONIC LITERATURE
Vocabulário
[en] EDITORIAL PARATEXTS
Vocabulário
[en] E-BOOK
Vocabulário
[en] BLOGS
Vocabulário
[en] BOOK PUBLISHING
Resumo
[pt] O texto literário pode hoje ser encontrado em diferentes plataformas, tornando-se acessível no computador, em tablets e até em celulares. Os paratextos editoriais, definidos por Gérard Genette como aparatos que giram em torno do texto principal de um livro, têm acompanhado estes deslocamentos. Sem deixar de exercer suas antigas funções, eles assumem outros formatos e proliferam no ambiente virtual, tendo muitas vezes mais acessos do que o texto da própria obra, considerado principal, veiculado frequentemente na plataforma impressa. Nesta dissertação, abordaremos os paratextos não só como um fenômeno de mercado que concede uma importância crescente à figura do autor, mas também à luz das
quebras na hierarquização dos discursos provocadas pela tecnologia digital. Com este propósito, discutiremos o trailer do livro Todos nós adorávamos caubóis, de Carol Bensimon; a coluna As 15 coisas que sei sobre meu próximo livro, de Luisa Geisler, veiculada no Blog da Companhia; a hashtag Vida de escritor, no Instagram da editora Rocco; o folhetim Delegado Tobias, de Ricardo Lísias, publicado pela editora E-galáxia; e o blog da revista Peixe-elétrico.
Resumo
[en] Nowadays, the literary text can be found in different platforms, including computers, tablets and even mobile phones. Editorial paratexts, defined by Gerard Genette as devices which gravitate around the body text of a book, have followed this shift. Not abandoning their former purposes, they have taken on other formats and have spread around the web. These paratexts are often more accessed than the actual text of the literary work, which is considered the principal part, frequently published and made available in print. This dissertation approaches paratexts not only as a market phenomenon, which grants the image of the author a growing importance, but also as a breach of discourse hierarchy, fueled by digital technology. Bearing that in mind, this study discusses the book trailer for Carol Bensimon s Todos nós adorávamos caubóis (We all loved cowboys); Luisa Geisler s column called As 15 coisas que sei sobre meu próximo livro (The 15 things I know about my next book), published online on Blog da Companhia; the hashtag Vida de escritor (Writer s life) on the Instagram account of the publishing house Rocco; the serial by Ricardo Lisias, Delegado Tobias (Tobias, chief of police), published by the e-book publishing house E-galaxia; and the Peixe-elétrico review s blog.
Orientador(es)
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
Banca
GIOVANNA FERREIRA DEALTRY
Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
Catalogação
2017-07-25
Apresentação
2017-04-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30686@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30686@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30686
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF