Maxwell Para Simples Indexação

Título
[fr] LE PLUS PRÈS POSSIBLE: DES EFFETS D INTENSITÉ DANS LA THÉORIE CONTEMPORAINE

Título
[pt] O MAIS PERTO POSSÍVEL: EFEITOS DE INTENSIDADE NA TEORIA CONTEMPORÂNEA

Autor
[pt] NATALIE SOUZA DE ARAUJO LIMA

Vocabulário
[pt] PERFORMANCE

Vocabulário
[pt] CAMPO EXPANDIDO

Vocabulário
[pt] COLAGEM

Vocabulário
[pt] TEORIA

Vocabulário
[pt] AUTONOMIA

Vocabulário
[pt] CONTEMPORANEO

Vocabulário
[pt] FICCAO

Vocabulário
[pt] TEATRO

Vocabulário
[fr] PERFORMANCE

Vocabulário
[fr] CHAMP ELARGIE

Vocabulário
[fr] COLLAGE

Vocabulário
[fr] THEORIE

Vocabulário
[fr] AUTONOMIE

Vocabulário
[fr] CONTEMPORAIN

Vocabulário
[fr] FICTION

Vocabulário
[fr] THEATRE

Resumo
[pt] O presente trabalho deseja investigar os efeitos de intensidade em práticas teóricas ligadas à arte. Nessas condições, elas se configuram então em maneiras estranhas, diferentes ou desfiguradas de teoria. Parte-se da percepção de que a teoria do campo expandido possui um ponto cego, que é o fato de manter a si mesma, na maioria das vezes, salvaguardada da expansão do campo de que trata. Faz-se uma coleta de casos em que essa expansão aconteceu ou se insinuou graças ao uso de dispositivos artísticos e do inacabamento que esse uso acarreta. O Atlas Mnemosyne, de Aby Warburg, e o trabalho das Passagens, de Walter Benjamin, são aqui lidos pelo dispositivo da colagem/montagem; os cursos A preparação do romance, de Roland Barthes e Doença/saúde, de Roberto Correa dos Santos e Ricardo Basbaum, pelo dispositivo cênico-ficcional; os Mil platôs, de Deleuze e Guattari configuram-se entre a performatividade, o virtual do manifesto e a rubrica de performance. Não se quer dizer, com isso, que essas escritas são colagens, encenações ou performances tout court. Antes constituem uma desfiguração dessas práticas, cujo efeito é a abertura do que pode vir a ser uma linguagem teórica fora de seu campo autônomo.

Resumo
[fr] Ce travail vise à investiguer la notion de effet d intensité concernant les pratiques théoriques qui ont des raports avec l art. Dans ces conditions, celles-ci semblent alors des façons bizarres, diférentes ou défigurées de la théorie. Partant du principe que la théorie du champ élargie a un point aveugle, quel qu il soit, le fait de conserver elle-même, la plupart du temps, sauvegardée de l élargissement dont elle parle, la thèse entreprendre un recueil d occurences. Cet élargissement y est passé ou insinué grâce à l utilisation des dispositifs artistiques et à l inachèvement dont elle est le résultat. L Atlas Mnemosyne, de Aby Warburg, et Les Passages parisiens, de Walter Benjamin, sont lus par le dispositif du collage/montage; les cours La préparation du roman, de Roland Barthes, et Maladie/Santé, de Roberto Correa dos Santos et Ricardo Basbaum, par le dispositif scénique-fictionnel; Mille plateaux, de Gilles Deleuze et Félix Guattari, est mise parmi la performativité, la virtualité du manifeste et la rubrique de la performance. Cela ne veut pas dire que ces écritures sont des collages, mise en scènes ou performances tout court. Elles constituent plutôt une défiguration de ces pratiques qui ont pour effet l ouverture de ce que peut devenir un langage théorique hors de son champ autonome.

Orientador(es)
KARL ERIK SCHOLLHAMMER

Coorientador(es)
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
KARL ERIK SCHOLLHAMMER

Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Banca
ALBERTO PUCHEU NETO

Banca
IEDA MARIA MAGRI

Banca
MARIA HELENA FRANCO MARTINS

Catalogação
2017-07-25

Apresentação
2017-04-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30673@1

Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30673@3

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30673


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