Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ANÁLISE DE UM TERMINAL INTERMODAL COMO ALTERNATIVA PARA O ESCOAMENTO DE AÇÚCAR A GRANEL ENTRE O INTERIOR DE SÃO PAULO E O PORTO DE SANTOS

Título
[en] TRANSHIPMENT ANALYSIS AS A ALTERNATIVE OF BULK SUGAR TRANSPORT BETWEEN SÃO PAULO COUNTRY SIDE AND SANTOS PORT

Autor
[pt] ALEXANDRE COUTO JUDICE

Vocabulário
[pt] LOGISTICA

Vocabulário
[pt] DESEMPENHO OPERACIONAL

Vocabulário
[pt] FROTA

Vocabulário
[pt] TEMPO DE CICLO

Vocabulário
[pt] CICLO DE TRANSPORTE

Vocabulário
[pt] AGRONEGOCIO BRASILEIRO

Vocabulário
[pt] FRETE

Vocabulário
[pt] INTERMODALIDADE

Vocabulário
[en] LOGISTICS

Vocabulário
[en] OPERATIONAL PERFORMANCE

Vocabulário
[en] FLEET

Vocabulário
[en] CYCLE TIME

Vocabulário
[en] BRAZILIAN AGRIBUSINESS

Vocabulário
[en] FREIGHT RATE

Vocabulário
[en] INTERMODALITY

Resumo
[pt] O Brasil ,atualmente, é o maior produtor de açúcar do mundo e o estado de São Paulo é o principal pólo produtor brasileiro. Apesar de possuir custos produtivos mais baixos do que em outros países, a exportação brasileira do açúcar enfrenta barreiras logísticas que elevam o custo total do produto, fazendo com que o açúcar brasileiro perca competitividade no mercado mundial. A falta de investimentos em portos e o estado precário das rodovias fazem com que a estratégica na logística de exportação do açúcar seja um diferencial num mercado altamente sensitivo aos custos de movimentação do produto. Num mercado de transporte de commodities agrícolas extremamente competitivo, é muito comum a influência constante de outros produtos,tais como soja, trigo, farelo de soja, etc no corredor de exportação do açúcar no estado de São Paulo, resultando numa oscilação constante nos fretes praticados no mercado de transporte terrestre. Nesse contexto, esse trabalho visa analisar a intermodalidade no Estado de São Paulo, na exportação do açúcar a granel pelo porto de Santos, utilizando como estudo a operação de um terminal de transbordo rodoviário-ferroviário situado em Santa Adélia, apresentando sua principais características operacionais e comparando-o com a alternativa de transporte rodoviário.

Resumo
[en] Brazil is currently the world largest sugar producer and the state of São Paulo is the main Brazilian producer pole. Despite the lower production costs comparing with other countries, the Brazilian sugar export faces logistical barriers that increase the total cost of the product, making the Brazilian sugar lose competitiveness on world markets. The lack of investment in ports and the precarious state of the roads make the logistic strategic for sugar export a gap in a market highly sensitive to the costs of handling the product. In a extremely competitive market of commodities transportation, the influence of other products such as soy, wheat, soybean meal, etc in the corridor for export of sugar in São Paulo state is very common and visible, resulting in a constant fluctuation in freight prices during land transport. In this context, this work aims to analyze the intermodality in the State of São Paulo, during the bulk sugar export through the port of Santos, using as example the transhipment operation of a rail-road terminal located at Santa Adélia, showing their main characteristics and comparing their alternative with the of truck transport.

Orientador(es)
JOSE EUGENIO LEAL

Banca
JOSE EUGENIO LEAL

Banca
VANIA BARCELLOS GOUVEA CAMPOS

Banca
MADIAGNE DIALLO

Catalogação
2017-06-13

Apresentação
2008-06-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30287@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30287@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30287


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF