Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A ELABORAÇÃO DE PEDIDOS EM E-MAILS EM AMBIENTE ACADÊMICO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE PL2E

Título
[en] THE FORMULATION OF E-MAIL REQUESTS IN ACADEMIC SETTINGS: A CONTRIBUTION TO PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING FOR FOREIGNERS

Autor
[pt] VANESSA FREITAS DA SILVA

Vocabulário
[pt] ATOS DE FALA

Vocabulário
[pt] E-MAIL

Vocabulário
[pt] FACE E POLIDEZ

Vocabulário
[pt] PEDIDOS

Vocabulário
[pt] PL2E

Vocabulário
[en] SPEECH ACTS

Vocabulário
[en] E-MAIL

Vocabulário
[en] PL2E

Resumo
[pt] Esta pesquisa consiste em uma investigação sobre o ato de fala pedido em e-mails em ambiente acadêmico. Baseando-se em conceitos da Pragmática, da Sociolinguística Interacional e do Interculturalismo, analisam-se pedidos encaminhados por estudantes brasileiros de graduação e de pós-graduação a diferentes professores. A análise preliminar dos e-mails envolve a identificação dos atos principais e a categorização dos pedidos segundo uma escala de diretividade. Em seguida, a pesquisa propõe-se a identificar as estratégias predominantes utilizadas para a elaboração de pedidos, verificar como pedidos de diferentes graus de imposição se relacionam com o grau de diretividade empregado e com elementos mitigadores para a preservação da face e investigar como as escolhas dos estudantes podem ser influenciadas por fatores culturais. Após a análise de dados, é apresentada uma proposta pedagógica com aplicabilidade em sala de aula de português para estrangeiros a fim de estimular a reflexão sobre a importância de se considerar a competência intercultural como um objetivo pedagógico. Por fim, os resultados desta pesquisa podem servir como subsídio para professores que desejem trabalhar com ato de fala pedido, conferindo especial atenção à relação entre diversidade cultural e aprendizagem de uma língua, e para futuras pesquisas que tenham como objetivo investigar se há diferenças no modo como falantes nativos e aprendizes de português fazem pedidos por meio de e-mails em ambiente acadêmico.

Resumo
[en] This research consists of an investigation on the speech act of request in e-mail interaction within the university context. Relying on concepts from Pragmatics, Interactional Sociolinguistics and Interculturalism, the research examines email requests sent by Brazilian undergraduate and graduate students to their professors. The preliminary analysis of the emails involves the identification of each head act and its categorization with regard to the degree of directness. Then we propose to identify the request strategies preferred by the students to make requests and verify how requests of different levels of imposition on the professor relate to the directness levels employed and to mitigators to protect face. This study also accounts for cultural factors which influence students choices and decisions. After the data analysis, we present some pedagogical suggestions for Portuguese language teaching for foreigners in order to promote reflection on the importance of considering intercultural competence as a pedagogical goal. Finally, the results of this research may not only serve as an important resource for teachers wishing to teach the speech act of requests, paying particular attention to the relationship between cultural diversity and language learning, but also for future researchers interested in investigating whether there are differences in the way native speakers of Brazilian Portuguese and learners of Brazilian Portuguese make email requests in the university context.

Orientador(es)
ROSA MARINA DE BRITO MEYER

Coorientador(es)
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
ROSA MARINA DE BRITO MEYER

Banca
NORIMAR PASINI MESQUITA JUDICE

Banca
MARIA TERESA GONCALVES PEREIRA

Banca
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE

Banca
MONICA MARIA RIO NOBRE

Catalogação
2017-06-01

Apresentação
2017-01-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30178@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30178@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30178


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF