Título
[pt] O CASAMENTO DE NELSON RODRIGUES: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA
Título
[en] THE WEDDING BY NELSON RODRIGUES: AN EXPERIENCE OF READING AND WRITING
Autor
[pt] NILTON PEREIRA SILVA
Vocabulário
[pt] ESCRITA
Vocabulário
[pt] SENSACOES
Vocabulário
[pt] EFEITOS CENICOS
Vocabulário
[pt] TEATRALIDADE
Vocabulário
[pt] EXPERIMENTO NARRATIVO-DRAMATICO
Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA
Vocabulário
[pt] NELSON RODRIGUES
Vocabulário
[en] WRITING
Vocabulário
[en] THEATRICS
Vocabulário
[en] EXPERIENCE
Vocabulário
[en] NELSON RODRIGUES
Resumo
[pt] Em seu romance O casamento, Nelson Rodrigues desloca sua experiência na dramaturgia para os limites da literatura, levando as palavras, a partir de sua materialidade, a operar encenações na narrativa ficcional. Daí surge a noção de teatralidade caracterizadora de uma escrita de sensações com inegável vigor e impacto. Tal prática artística explora a linguagem verbal para que esta presentifique o corpo ausente dos protagonistas e arme um jogo sintático planejado para produzir movimento, ritmo, imagens visuais, táteis e sonoras. Assim, o leitor vivencia a trama durante a experiência marcante de leitura do texto. Diante disso, investiga-se a influência da teatralidade tanto na estrutura do romance como no experimento da sintaxe frasal de um tipo de texto lítero-dramático que Nelson inventa, onde o sentido ultrapassa as fronteiras da linguagem e educa a sensibilidade do corpo-leitor para experimentar a força viva dessa escrita.
Resumo
[en] In his novel The Wedding, Nelson Rodrigues moves his experience in playwriting to the boundaries of literature making the words to perform dramatizations in the fictional narrative. Hence the notion of theatricality that characterizes a kind of writing of sensations with undeniable force and impact rises. Such artistic practice explores verbal language so that it is able to recover the absent body of the protagonists and set a syntactic game planned to produce movement, rhythm, visual, sound and tactile images. Thus, the reader experiences the plot during the remarkable experience of reading. Therefore, this dissertation investigates the influence of theatricality on the structure of the novel as well as the experiment of phrasal syntax of a type of literary-dramatic text that Nelson invents, in which the meaning transcends the boundaries of language and educates the sensitivity of the body-reader to experience the power of this alive writing.
Orientador(es)
MARILIA ROTHIER CARDOSO
Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO
Banca
PINA MARIA ARNOLDI COCO
Catalogação
2017-05-24
Apresentação
2013-04-01
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30078@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30078@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30078
Arquivos do conteúdo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, EPÍGRAFE PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF