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Título
[pt] RUMOR DE ARQUIVO: ROMANCE E CONTÁGIO: ROSÁRIO FUSCO, C EST LA VIE!

Título
[en] RUMOR OF ARCHIVE: ROSÁRIO FUSCO, C EST LA VIE!

Autor
[pt] CECILIA GUSMAO WELLISCH

Vocabulário
[pt] ARQUIVO

Vocabulário
[pt] CONTAGIO

Vocabulário
[pt] ALIANCA

Vocabulário
[pt] DEVIR

Vocabulário
[pt] GILLES DELEUZE E FELIX GUATTARI

Vocabulário
[pt] ROSARIO FUSCO

Vocabulário
[pt] ROMANCE

Vocabulário
[pt] RIZOMA

Vocabulário
[pt] CORRESPONDENCIA

Vocabulário
[pt] CRITICA BIOGRAFICA

Vocabulário
[en] ARCHIVE

Vocabulário
[en] BECOMING

Vocabulário
[en] NOVEL

Vocabulário
[en] RHIZOME

Vocabulário
[en] CORRESPONDENCE

Vocabulário
[en] BIOGRAPHICAL CRITICISM

Resumo
[pt] Rumor de Arquivo: Rosário Fusco, c est la vie! encena por meio de arranjos, vozes e máquinas mediadoras, um trânsito entre O Agressor, obra de ficção de Rosário Fusco e a vida do escritor. Exploram-se, neste contexto, documentos de arquivo em torno do autor, especialmente inclinado ao recorte de cartas inéditas (e esparsas) - mantidas entre o mesmo e Mário de Andrade, de 1927 a 1940 - sempre a explorar e transformar privações, desvios, apagamentos, invariavelmente impostos à pesquisa biográfica, como nascedouro de invenções casadas com reflexões, acerca do objeto de pesquisa. Diante da ruína de arquivo, o autor, contaminado por sua personagem David, inscreve, no espaço ficcional, seu impulso desejante. Busca, assim, refazer o rastro – ou resistir ao inevitável mal que apaga a memória – deixando um traço de verdade. Ao seguir os passos da Crítica Biográfica, Rumor de Arquivo funda um teatro de, usando expressões de Eneida Maria de Souza e, secundariamente, de Philippe Lejeune, invenção e estetização da memória (...), mentindo-verdadeiramente.

Resumo
[en] Rumor de Arquivo: Rosário Fusco, c est la vie! stages by means of arrangements, voices and mediatory machines, a transit among the fictional work O Agressor by Fusco and the author s life. In this context, the author s archival documents are explored, aiming specially in a collection of unknown (and sparse) letters, traded between the author and Mário de Andrade, from 1927 to 1940, with the intent to explore and transform privations, deviations, deletions, which are invariably imposed on biographical research, as a source of inventions related to reflections over the object of research and its subsequent manifestations. Rosário Fusco s aggressor impels DAVID, the aggressor, to an open scene, exposed, a denouncer of the mediating voices; Standard, already re-harmonize and altered in its irrepressible virus. Facing a form of archive fever, as a trail is craved, a sparkle of truth ignites in contrast with inherent and unconditional restrictions. Following in the footsteps of Biographical Criticism, Rumor of Archive establishes a theater, and employing the expressions of Eneida Maria de Souza and secondly Philippe Lejeune, invention and aestheticization of memory (…) truthfully-lies.

Orientador(es)
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Coorientador(es)
PINA MARIA ARNOLDI COCO

Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
PINA MARIA ARNOLDI COCO

Banca
MARIA TERESA FERREIRA BASTOS

Banca
DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI

Banca
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Banca
EDUARDO DOS SANTOS COELHO

Catalogação
2017-05-18

Apresentação
2013-04-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30012@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30012@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30012


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