Título
[pt] A OFICINA DE ESCRITA COMO LUGAR DE (RE)CRIAÇÃO E INSERÇÃO LITERÁRIA
Título
[en] THE WRITING WORKSHOP AS A PLACE OF (RE)CREATION AND LITERARY INSERTION
Autor
[pt] MARTA DE MATTOS VIEIRA BARCELLOS COSTA
Vocabulário
[pt] VIDA LITERARIA
Vocabulário
[pt] PROFISSIONALIZACAO DO ESCRITOR
Vocabulário
[pt] VOZ PROPRIA
Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DA ESCRITA
Vocabulário
[pt] OFICINA LITERARIA
Vocabulário
[en] LITERARY LIFE
Resumo
[pt] A partir da experiência da autora como participante em três oficinas de prosa de ficção, esta dissertação desenvolve reflexões sobre os caminhos da experimentação e da construção da escrita artística, e também da profissionalização do escritor. Da motivação do escrever às formas de inserção no sistema literário, a oficina se oferece em seus temas e dinâmicas como espaço de investigação das tensões relacionadas à prática da escrita na contemporaneidade: fundada sob o princípio do aprendizado, ela pressupõe o apagamento do autor como sujeito inspirado e original, mas convive com as ideias românticas em torno da criação. Embora aceitem os novos termos da intertextualidade e da aprendizagem técnica, seus alunos buscam uma voz própria e vivenciam a experiência da impessoalidade que escapa ao controle no processo de escrita. Neste trabalho, as atividades da oficina são apresentadas em diálogo com as noções barthesianas e deleuzeanas sobre a escrita, sua motivação e sua construção.
Resumo
[en] Considering the author s experience as a participant in three prose fiction s workshop, this dissertation develops reflections on the experimentation and construction ways of artistic writing and also on the writer s professionalism. From the writing motivation to the forms of insertion in the literary system, the workshop presents their themes and dynamics as a space to investigate the tensions related to the writing practice in contemporary times: based on the principle of learning, it requires the author s extinguishment as an inspired and original subject, but has a close association with romantic ideas around the creation. Although new terms of intertextuality and technical learning are accepted, the students search for a own voice and live the impersonality experience that goes beyond the control in the writing process. In this work, the workshop activities are presented in dialogue with the Barthes s and Deleuze s notions about writing, their motivation and construction.
Orientador(es)
PAULO FERNANDO HENRIQUES BRITTO
Coorientador(es)
ANA PAULA VEIGA KIFFER
Banca
PAULO FERNANDO HENRIQUES BRITTO
Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO
Banca
ANA PAULA VEIGA KIFFER
Banca
LAURA RABELO ERBER
Catalogação
2017-05-16
Apresentação
2014-04-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29988@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29988@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29988
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E EPÍGRAFE PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF