Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A OFICINA DE ESCRITA COMO LUGAR DE (RE)CRIAÇÃO E INSERÇÃO LITERÁRIA

Título
[en] THE WRITING WORKSHOP AS A PLACE OF (RE)CREATION AND LITERARY INSERTION

Autor
[pt] MARTA DE MATTOS VIEIRA BARCELLOS COSTA

Vocabulário
[pt] VIDA LITERARIA

Vocabulário
[pt] PROFISSIONALIZACAO DO ESCRITOR

Vocabulário
[pt] VOZ PROPRIA

Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DA ESCRITA

Vocabulário
[pt] OFICINA LITERARIA

Vocabulário
[en] LITERARY LIFE

Resumo
[pt] A partir da experiência da autora como participante em três oficinas de prosa de ficção, esta dissertação desenvolve reflexões sobre os caminhos da experimentação e da construção da escrita artística, e também da profissionalização do escritor. Da motivação do escrever às formas de inserção no sistema literário, a oficina se oferece em seus temas e dinâmicas como espaço de investigação das tensões relacionadas à prática da escrita na contemporaneidade: fundada sob o princípio do aprendizado, ela pressupõe o apagamento do autor como sujeito inspirado e original, mas convive com as ideias românticas em torno da criação. Embora aceitem os novos termos da intertextualidade e da aprendizagem técnica, seus alunos buscam uma voz própria e vivenciam a experiência da impessoalidade que escapa ao controle no processo de escrita. Neste trabalho, as atividades da oficina são apresentadas em diálogo com as noções barthesianas e deleuzeanas sobre a escrita, sua motivação e sua construção.

Resumo
[en] Considering the author s experience as a participant in three prose fiction s workshop, this dissertation develops reflections on the experimentation and construction ways of artistic writing and also on the writer s professionalism. From the writing motivation to the forms of insertion in the literary system, the workshop presents their themes and dynamics as a space to investigate the tensions related to the writing practice in contemporary times: based on the principle of learning, it requires the author s extinguishment as an inspired and original subject, but has a close association with romantic ideas around the creation. Although new terms of intertextuality and technical learning are accepted, the students search for a own voice and live the impersonality experience that goes beyond the control in the writing process. In this work, the workshop activities are presented in dialogue with the Barthes s and Deleuze s notions about writing, their motivation and construction.

Orientador(es)
PAULO FERNANDO HENRIQUES BRITTO

Coorientador(es)
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Banca
PAULO FERNANDO HENRIQUES BRITTO

Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Banca
LAURA RABELO ERBER

Catalogação
2017-05-16

Apresentação
2014-04-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29988@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29988@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29988


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E EPÍGRAFE PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF