Título
[pt] ESCREVER UMA BALEIA, DESENHAR UM CAMPO EM BRANCO: O DIÁLOGO REINVENTADO ENTRE LITERATURA, QUADRINHOS E MERCADO
Título
[en] WRITING A WHALE, DRAWING A BLANK SPACE: THE REINVENTED DIALOGUE BETWEEN LITERATURE, COMICS AND EDITORIAL MARKET
Autor
[pt] NATALIA FRANCIS DE ANDRADE
Vocabulário
[pt] IMAGEM
Vocabulário
[pt] REALISMO
Vocabulário
[pt] CAMPO LITERARIO
Vocabulário
[pt] CAMPO EM BRANCO
Vocabulário
[pt] CACHALOTE
Vocabulário
[pt] ROMANCE GRAFICO
Vocabulário
[pt] TRANSMIDIA
Vocabulário
[pt] VISUALIDADE
Vocabulário
[pt] QUADRINHO
Vocabulário
[pt] MERCADO EDITORIAL
Vocabulário
[en] IMAGE
Vocabulário
[en] REALISM
Vocabulário
[en] LITERARY FIELD
Vocabulário
[en] TRANSMEDIA
Vocabulário
[en] VISUALITY
Vocabulário
[en] COMIC STRIP
Vocabulário
[en] BOOK PUBLISHING
Resumo
[pt] Enquanto muitas histórias em quadrinhos foram e são produzidas em escala industrial ou sem grandes pretensões de se perpetuarem, estas convivem, hoje,com outros tipos de iniciativa. Na contramão do que tem acontecido com aquilo que tradicionalmente se convencionou como literário, é no deslocamento cada vez mais frequente para o formato livro que as práticas dos quadrinhos têm se reinventado, especialmente em narrativas mais longas e voltadas ao público adulto. Esta dissertação toma como objeto as HQs Cachalote e Campo em Branco. Frutos de parcerias entre escritores e quadrinistas, elas foram produzidas pela RT Features e editadas pelo selo Quadrinhos na Cia., da Companhia das Letras. Partindo da análise das especificidades de produção e criação dessas obras, busca-se compreender o surgimento de novas nuances tanto nas relações entre o verbal e o visual quanto nas relações entre o literário, o editorial e o midiático. Problematiza-se, também, quais terminologias são mais adequadas a esses objetos e de que forma elas podem ou não aludir a antigas questões de hierarquias entre produtos culturais. Questiona-se que sentidos ganha, em plena era digital, marcada pela onipresença de imagens, o gesto de optar por contar histórias que recorrem ao manual e ao traço estilizado. Investiga-se a dinâmica horizontal de criação a quatro mãos e o empenho conjunto dos autores para evitar a mera repetição do sucesso das gerações anteriores, seja no campo da literatura, seja no campo dos gêneros gráficos. E, enfim, para expandirem os limites do diálogo natural entre estas duas linguagens.
Resumo
[en] While many comics were and still are produced, either on an industrial scale, or without great pretension to perpetuate, they coexist today with other types of initiative. In opposition to the current arrangements that involve what is usually called literary, comics, in their own way, have been reinvented by their increased displacement to book format, especially on longer narratives aiming adult audience. This dissertation takes as an object of discussion two graphic novels: Cachalote e Campo em Branco. As a result of partnerships between writer and cartoonist, they were produced by RT Features and edited by the label Quadrinhos na Cia. from Companhia das Letras. Starting from the analysis of specificity in production as well as in creation of these works, it is sought to understand the emergence of new shadings in the relations between the verbal and the visual, so much for in the links between the literary, editorial and media. In addition, we discuss of which terminologies are more suitable to these objects and in which way they may or may not allude to long-established issues of hierarchy among cultural products. In the midst of the digital era, marked by the omnipresence of images, we also wonder about what sense it grasps within the gesture of opting for narratives, that call upon manual and authorship trace. Furthermore, we investigate the horizontal dynamics of shared creation and the authors combined effort to avoid the simply-repeated success of previous generations, either in the field of literature, or in the field of graphic genres. Finally, there is an effort in the way the authors bring to new limits the natural dialogue between these two languages.
Orientador(es)
KARL ERIK SCHOLLHAMMER
Banca
KARL ERIK SCHOLLHAMMER
Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
Banca
GUSTAVO MOURA BRAGANÇA
Catalogação
2017-03-29
Apresentação
2015-05-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29519@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29519@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29519
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF