Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BORDERS AND FLUX: MOVEMENT AND IMAGE IN KARIM AINOUZ S FILMS

Título
[pt] FRONTEIRAS E FLUXOS: MOVIMENTO E IMAGEM NOS FILMES DE KARIM AINOUZ

Autor
[pt] MARCELA FERREIRA CORREIA

Vocabulário
[pt] CINEMA BRASILEIRO

Vocabulário
[pt] IMAGEM EM MOVIMENTO

Vocabulário
[pt] KARIM AINOUZ

Vocabulário
[pt] ARTE VISUAL

Vocabulário
[pt] CINEMA

Vocabulário
[pt] ARTE CONTEMPORANEA

Vocabulário
[en] BRAZILIAN CINEMA

Vocabulário
[en] IMAGE IN MOVEMENT

Vocabulário
[en] KARIM AINOUZ

Vocabulário
[en] VISUAL ART

Vocabulário
[en] MOVIE

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY ART

Resumo
[pt] O estudo das obras do cineasta e artista visual brasileiro Karim Ainouz enfoca uma tendência cinematográfica atual que substitui a mise-en-scène clássica por um fluxo das ações cotidianas e efêmeras que se apresenta diante da câmera. Tal tendência estética funde ficção e documentário, explorando a imagem e o som através de suas qualidades intrínsecas, próxima da abordagem das artes visuais. Karim Ainouz traz às telas um cinema que flerta com as artes visuais e entender esses trânsito é fundamental para a compreensão de sua obra. Seus filmes abordam questões como sentir-se estrangeiro, a relação entre o indivíduo e o lugar onde ele habita e a memória. Sua obra é, acima de tudo, sobre cruzar fronteiras, sejam elas geográficas (seus personagens são, com frequência, viajantes), de circuito de exibição (imagens cinematográficas que poderiam se encaixar em uma exposição numa galeria de arte), narrativas (ficção que se une com documentário em uma mesma obra) ou estéticas (imagens contemporâneas feitas com materiais obsoletos). Entre seus longa-metragens, curta-metragens e uma video instalação, é possível analisar não somente os temas matrizes do seu trabalho, como também o lugar da imagem em movimento hoje em dia e a situação do cinema contemporâneo.

Resumo
[en] The study of the filmmaker and visual artist Karim Ainouz s works focusses on a recent cinematographic tendency that replaces classic mise-en-scène by daily actions presented in a flux in front of the camera. This trend brings together fiction and documentary, exploring image and sound by their inner qualities, similar to a visual arts treatment of these features. Karim Ainouz brings to the screen a type of cinema very close to visual arts. Understanding the transit between these two types of art is essential to fully comprehend Ainouz s work. His films approach key points such as the feeling of being a foreigner, the relationship between a person and its habitat and memory. The director s work is, above all, about crossing borders, whether they are geographic borders (his characters are usually travelers), narrative borders (fiction bonded with documentary) or aesthetic borders (contemporary images made with obsolete materials). Through his feature films, short films and a videoinstalation, it is possible to analyze not only the main subjects and themes of his work, but also matters like the place of the image in movement nowadays and the contemporary cinema situation.

Orientador(es)
SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS

Banca
LAURA RABELO ERBER

Banca
PEDRO DUARTE DE ANDRADE

Banca
SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS

Catalogação
2016-12-07

Apresentação
2016-09-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28352@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28352@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28352


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF